Autarquias de Elvas, Almeida, Valença e Marvão assinaram protocolo

Views: 86

A Câmara Municipal de Elvas e as suas congéneres de Almeida, Valença e Marvão assinaram um protocolo, no âmbito do trabalho em parceria que está a ser desenvolvido entre as várias equipas técnicas multidisciplinares dos municípios.

Neste âmbito, a equipa de trabalho é composta por peritos e investigadores sobre a temática em questão, para a preparação do Dossier de candidatura à UNESCO das Fortalezas Abaluartadas da Raia, candidatura que já está inscrita na Lista Indicativa de Portugal junto da UNESCO desde 2016.

O objeto da candidatura é o Sistema Defensivo das Fortalezas Abaluartadas da Raia Luso-Espanhola  assente numa das fronteiras mais antigas do mundo, representando este todo um conjunto patrimonial edificado e imaterial único à escala mundial. As Fortalezas Abaluartadas foram estruturas defensivas de guerra que, atualmente, se transformaram em monumentos e espaços de paz, únicos em história,  cultura, relação e vivência humanas.

Este sistema defensivo apresenta-se excecional e,  por isso mesmo, potenciador da conservação patrimonial e dinamizador das comunidades e dos territórios envolvidos.

A obtenção da chancela  UNESCO trará simultaneamente grandes benefícios, quer para  este território raiano, quer para  Portugal.

CME