Noticias

Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal acolhe tertúlia sobre requalificação do Museu Pedro Nunes

Para celebrar o Dia Internacional dos Museus

Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal acolhe tertúlia sobre requalificação do Museu Pedro Nunes

“O nosso museu – apresentação do projeto de requalificação do Museu Municipal Pedro Nunes” é a tertúlia que se realiza a 18 de maio (sexta-feira), na Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal e que assinala a comemoração do Dia Internacional dos Museus.

Com início pelas 21h, o evento vai contar com as intervenções de Fátima Llera, que irá falar do projeto/ obra de requalificação do espaço, e ainda Paulo Monteiro, que abordará os projetos da museografia e multimédia. No final da tertúlia haverá um momento musical, com o alcacerense Fábio Veríssimo.

Recorde-se que as obras de requalificação da Igreja do Espírito Santo, que irão converter o Museu Municipal Pedro Nunes num espaço adequado às suas funções, tiveram início em 2017 e encontram-se em curso. Esta empreitada, há muito reclamada pelos alcacerenses, tem um investimento elegível de 775.140,38 euros, a que corresponde uma comparticipação do FEDER de 658. 869,32 euros (valor referente à obra construtiva). Segue-se, depois, a intervenção de conteúdos museológicos, que eleva o valor global de toda a operação para cerca de 1,5 milhões de euros, arrancando ainda numa outra fase a museografia, que dará ênfase ao Sado enquanto fator de desenvolvimento deste núcleo urbano. O novo Museu Pedro Nunes será um espaço de reencontros com o passado, mas será também moderno: através do uso de aplicações interativas, será facilitado o processo de transmissão do conhecimento, permitindo que o utilizador seja envolvido no contexto e se sinta parte da história.

CMAS