Elvas: Milhares esperados na edição 2018 da maior romaria do Alentejo

Views: 1678

As Festas em honra do Senhor Jesus da Piedade decorrem este ano de 20 a 30 de setembro, no Parque da Piedade, em Elvas, e tal como nas edições anteriores conta com dois espaços de animação: Praça da Feira e Zona de Espetáculos. O cartaz será divulgado dentro em breve.

A romaria de São Mateus é uma das mais importantes do país e o programa dos festejos inclui cerimónias religiosas, sendo a principal a Procissão dos Pendões, presidida, no dia 20, pelo Arcebispo de Évora, e uma das maiores manifestações religiosas do país, que atinge, habitualmente, dois a três quilómetros de extensão.

Esta é uma procissão só de pendões, sem andores. Os pendões representam a vida civil, religiosa e administrativa – as paróquias, as associações, confrarias, freguesias, localidades do concelho, mas não só, também fazem parte da procissão pendões dos concelhos vizinhos.

A romaria termina uma semana depois, com a Procissão do Regresso dos Pendões. Depois do Selene Te – Deum de Ação de Graças, forma-se a procissão. A saída é da Igreja do Senhor Jesus da Piedade em direção à antiga Sé de Elvas.

A tradição do certame e a devoção dos fiéis ao Senhor Jesus da Piedade são as principais características do evento.

A organização das festas e da feira está a cargo da Confraria do Senhor Jesus da Piedade, sendo que a Câmara Municipal de Elvas promove uma exposição, que apresenta uma mostra de actividades económicas, além de áreas destinadas à gastronomia, venda de produtos regionais e instituições.

Esta que é considerada a maior romaria do Alentejo contará com a presença de milhares de pessoas ao longo desta semana, com destaque para os concertos que todos os anos atraem pessoas de todo o Alentejo e do país vizinho, nomeadamente da Extremadura espanhola.

CME