ÉVORA :Pelos Caminhos do Concelho ao Encontro das Populações na Malagueira

Views: 519

Pelos Caminhos do Concelho ao Encontro das Populações na Malagueira

Eleitos e técnicos da Câmara Municipal e da União de Freguesias voltaram ontem (7 de julho) à Malagueira para mais um encontro com a população, entidades e associações locais. O objetivo foi mais uma vez ouvir diretamente as pessoas, auscultá-las sobre os seus problemas e apontar soluções de consenso.
Percorrendo ruas, largos, locais de encontro, os autarcas foram dialogando com os munícipes que apresentaram as suas preocupações: para além de diversas questões que pontualmente foram sendo colocadas, debatidas e esclarecidas, foi registada como premente a preocupação de quem sofre o efeito das infiltrações de água nas habitações em resultado do mau estado da conduta. O acesso desregrado por parte de empresas que utilizam esta estrutura para instalar os seus equipamentos, tem levado à sua progressiva degradação. Aos munícipes foi dada a informação de que a Câmara Municipal tem conhecimento da situação, tendo inclusivamente já realizado um conjunto de intervenções pontuais cujo custo ascendeu a perto de 100.000 €. Reconhecidamente insuficiente, foi por isso anunciado que de futuro se prevê incrementar as ações corretivas, tanto no que se refere à reparação dos danos, como em meios de fiscalização. 
Perante as queixas apresentadas, foi também dada a informação de que estão previstas a breve prazo obras de pavimentação na Rua do Arrife. Esta intervenção foi planeada e inscrita no Orçamento Municipal para 2018. 
Também na Rua do Rochedo e espaços envolventes está prevista uma intervenção de fundo no sentido de inverter o processo de degradação da zona. Para o efeito a Câmara Municipal elaborou um projeto que será candidatado a financiamento ao abrigo do PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano. O investimento rondará os 600.000 € para intervenção no espaço público e habitações degradadas que são propriedade da empresa municipal Habévora.
A visita incluiu uma passagem pela Associação de Moradores dos Bairros de Santa Maria e Fontanas, Esquadra da PSP da Cruz da Picada, sede da Associação para o Desenvolvimento Cultural e Desportivo da Malagueira, e terminou com uma receção aos munícipes na sede da Junta de Freguesia, onde vários residentes colocaram as suas questões.
O projeto “Pelos Caminho do Concelho ao Encontro com as Populações” nasceu no anterior mandato CDU, tendo abrangido a totalidade das freguesias. Foi retomado no presente mandato com o mesmo objetivo: ouvir quem tem dificuldade em se deslocar e tomar conhecimento de forma direta sobre as questões que preocupam quem no dia-a-dia vive e trabalha nos locais mais diversos do território do Concelho de Évora.

CMÉ