Exposição_Fronteiras temporais | Evolução Morfológica das Fortificações

Views: 264

 

Exposição patente no Museu Militar de Elvas, “Sala de Exposições temporárias” Avenida de São Domingos, nº 16, Elvas. O museu Militar de Elvas, associa-se às celebrações 359º aniversário da Batalha das Linhas de Elvas, promovendo uma Exposição Temporária.

“A exposição, em mostra, da autoria do Arquitecto António Gabriel e do mestrando Fábio Dimas, intitulada de Fronteiras Temporais – Evolução Morfológica das Fortificações, nasce fruto de uma investigação científica realizada no âmbito do Mestrado Integrado de Arquitetura na Universidade de Évora. Sob forma de itinerante, pretende dar a conhecer um olhar arquitetónico sobre a fronteira e a importância dos castelos na expansão do território português, assim como, da metamorfose tipológica das mesmas.

O conceito de fronteira está intrinsecamente relacionado com o fortificado, que se assume e que se consubstancia como símbolo de soberania. Para entender o processo de transformação da fronteira, ao longo das diferentes fases de desenvolvimento da divisão de propriedade comunal, tribal, feudal, em fronteira nacional, é fundamental perceber a origem e transformação dos castelos.”

 

Museu Militar de Elvas