GNR deteta 35 migrantes em Kilkis

Views: 197

GNR deteta 35 migrantes em Kilkis

 

A Guarda Nacional Republicana, através de uma dog team, composta por um binómio cinotécnico e um militar de Intervenção, da Unidade de Intervenção, destacada em Kilkis – Grécia, no âmbito da missão da Agência Europeia de Fronteiras e Guarda Costeira (FRONTEX), no dia 19 de julho, em Paionias, detetou 35 migrantes, todos do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 20 e os 30 anos.

Durante um patrulhamento, a dog team, enquadrada por um elemento da Polícia Grega, detetou os migrantes, sem documentação válida, os quais foram entregues às autoridades locais em segurança.

A GNR participa nesta operação da FRONTEX em Kilkis, com duas dog teams, as quais são responsáveis por vigiar a fronteira terrestre e detetar facilitadores, traficantes e migrantes ilegais, tendo até à data detetado 147 migrantes.

Ainda no âmbito da missão FRONTEX, a GNR desenvolve ações na fronteira marítima, no mar Egeu, com empenhamento de militares da Unidade de Controlo Costeiro, os quais têm a responsabilidade de prevenir, detetar e reprimir ilícitos relacionados com a imigração ilegal, tráfico de seres humanos e outros crimes transfronteiriços, contribuindo fundamentalmente para a salvaguarda de vidas humanas no mar, através de missões de busca e salvamento. Em 2018, a GNR já resgatou 70 migrantes do Mar Mediterrâneo, dos quais 15 crianças, 14 mulheres e 41 homens.

 

GNR