Neuro CuiDAR – Unidade Móvel de Cuidados na Comunidade e Intervenção nas Demências

A Agir no Tempo – Associação de Apoio a Demências, reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social, sendo de âmbito regional (Alentejo), com a sua sede em Estremoz,  – Unidade Móvel de Cuidados na Comunidade e Intervenção nas Demências e Doenças Neurodegenerativas. 
 
 
A primeira Unidade Móvel de Cuidados na Comunidade e Intervenção nas Demências e Doenças Neurodegenerativas no País, é um projecto cofinanciado pelo Instituto Nacional de Reabilitação INR (2017) e tem como objectivo desenvolver cuidados especializados  no acompanhamento de pessoas com demência ou outras patologias neurodegenerativas e seus cuidadores, em meio institucional e na comunidade, contribuindo para a melhoria e manutenção da sua funcionalidade e bem-estar biopsicossocial. 
 
As áreas geográficas abrangidas pelo Projecto Piloto serão Estremoz, Évora, Elvas e Portalegre. Em fase de implementação, todas as parcerias que possam a vir a ser constituídas e o trabalho em Rede com as Instituições e a Comunidade são cruciais para o Desenvolvimento do Projecto, assim como reunir mais apoios e financiamento.
 
A Responsável de Projecto, Liliana Gonçalves, aprimorou a concepção do projecto ao longo de quatro anos, que é decorrente do contacto com doentes com Alzheimer em voluntariado em Lares, diálogo com cuidadores, nomeadamente de uma família  de um doente em particular o ”Ministro Sem Pasta”, de Campo Maior, o qual, acompanhou de perto a situação dramática do evoluir da doença, os cuidados em domicílio prestado pela cuidadora, assim como os fracos recursos e apoios que pudessem trazer maior qualidade de vida ao doente. A Intervenção nas Demências e o Apoio ao Cuidador, estão na ordem do dia, e  modelo de intervenção inovador que chega ao Doente, ao Cuidador, às Instituições e às Comunidades, pretende dar uma resposta personalizada em cuidados a pessoas com demência e capacitação aos cuidadores.
 
Os serviços prestados e a intervenção prevêem  cuidados e Reabilitação para o Doentes que se encontrem institucionalizados, intervenção ao domicílio, apoio ao cuidador e sensibilização comunitária nas Demências, capacitação e formação de cuidadores informais (familiares) e formais.
 
Para informações poderá ser contactada a Entidade Promotora:
Agir no Tempo – Associação de Apoio a Demências
Tel: 969322255 I  e-mail: geral@agirnotempo.pt