Seminário da Fundação Europeia da Juventude decorreu em Beja

Views: 211

Seminário da Fundação Europeia da Juventude decorreu em Beja nos dias 7, 8 e 9 de março

Os serviços do IPDJ de Beja receberam nos dias 7, 8 e 9 de março um Seminário da Fundação Europeia da Juventude, inserido numa parceria entre o Estado Português, como Estado Membro do Conselho da Europa, e a Fundação Europeia da Juventude, para dar a conhecer os instrumentos e oportunidades que esta Fundação disponibiliza para as organizações sem fins lucrativos.

Na abertura dos trabalhos estiveram presentes o vogal do Conselho Diretivo do IPDJ, Carlos Manuel Pereira, e o Diretor Regional do Alentejo, Miguel Rasquinho. Ao longo dos três dias o seminário contou com 26 participantes, oriundos do IPDJ, representes Regionais, Câmaras Municipais e Associações Juvenis.

O seminário decorreu em ambiente de metodologias de Educação Não Formal, onde os participantes tiveram a oportunidade de explorar os conceitos do Conselho da Europa e testar os instrumentos de apoio que a Fundação Europeia de Juventude tem à disposição dos diversos atores, técnicos, Instituições, ONG’s e particulares.
 
Os participantes testaram e experimentaram, desde o inicio do processo, o Registo na Plataforma da Fundação, a candidatura a um programa e avaliação do mesmo, sempre com o devido acompanhamento dos técnicos da Fundação Europeia de Juventude, Karen Palisser, Jean-Claude Lazarro e Márcio Barcelos.

Este seminário marcou um momento de trabalho e partilha, em que os instrumentos de apoio europeus assumiram um papel determinante, para a formação de organizações juvenis e outras partes interessadas relevantes na área da juventude a nível nacional, regional e local.