Noticias

TGV: Comissão de Obras Públicas vai ouvir primeiro presidente e actuais responsáveis da RAVE

tgvA comissão parlamentar de Obras Públicas, Transportes e Comunicações aprovou as audições de Manuel Moura, primeiro presidente da RAVE, e de actuais responsáveis da empresa para prestar esclarecimentos sobre o projecto português de alta velocidade ferroviária (TGV).

O requerimento para a audição de Manuel Moura, primeiro presidente da RAVE – Rede Ferroviária de Alta Velocidade, apresentado pelo grupo parlamentar do PSD, foi aprovado por unanimidade durante a reunião de ontem da comissão parlamentar de obras públicas.

O pedido do PSD surgiu depois de, no início de Dezembro, Manuel Moura ter qualificado, em declarações à TVI, o projecto de alta velocidade como um “erro histórico”, que vai sair caro à economia portuguesa.

O deputado do PSD Jorge Costa afirmou  que a audição foi requerida porque que as afirmações de Manuel Moura “suscitaram uma série de dúvidas” que devem ser esclarecidas.

Na reunião foi também aprovado um requerimento apresentado pelo grupo parlamentar do PS, tendo em vista a audição no Parlamento de actuais responsáveis da RAVE, empresa responsável pelo projecto português de alta velocidade.

Para justificar a audição de responsáveis da RAVE, a deputada do PS Ana Paula Vitorino afirmou que “se o objectivo é prestar esclarecimentos sobre o projecto de alta velocidade, não é possível deixar de ouvir quem está a desenvolver o projecto agora”.

A deputada do PS disse que as posições do primeiro presidente da RAVE “são datadas de 2000 e 2001, antes de o projecto [de alta velocidade] ter sido definido”.

Depois disso, acrescentou, “foram tomadas grandes decisões sobre o projecto”.

CSJ

Lusa/Tudoben

Comments: 0