Universidade Sénior de Évora cada vez mais empenhada no Combate à Solidão

Views: 421

Universidade Sénior de Évora cada vez mais empenhada no Combate à Solidão

A Universidade Sénior de Évora (USE) participou entre os dias 4 a 8 de junho num projeto europeu de boas práticas, intitulado “Combat Loneliness Through Learning” (Combater a Solidão através da Aprendizagem) em Jaunpils, Letónia, uma pequena cidade a cerca de uma hora da capital do país.  O objetivo do projeto é melhorar a oferta e a qualidade das oportunidades de aprendizagem para seniores, em particular para quem enfrenta isolamento social e solidão.

Os representantes da Universidade Sénior de Évora, tiveram oportunidade de ver várias atividades que as 33 organizações não-governamentais de Jaunpils, uma pequena cidade com apenas cerca de 2500 habitantes, realizam. Segundo Maria de Jesus Florindo, presidente da Universidade Sénior de Évora “o objetivo destas atividades é observar e ver o potencial para serem aplicadas nos diversos países onde os vários parceiros operam. Conseguimos observar algumas práticas inovadoras que vamos aplicar nos próximos tempos à nossa organização.” Estas práticas estão todas relacionas com o ensino, pois segundo a presidente da Universidade Sénior de Évora, “A aprendizagem é uma ferramenta eficaz para abordar a questão do isolamento e solidão social, uma vez que fornece um propósito para sair de casa, envolver-se com os outros e fornecer interação e estímulo social.”

O projeto insere-se na estratégia da União Europeia “Together for Health” inserido na estratégia Europa 2020, que visa transformar a UE numa economia inteligente, sustentável e inclusiva, que promova o crescimento para todos, sendo um dos pré-requisitos uma população com boa saúde. É financiado pela Comissão Europeia e além da Universidade Sénior de Évora conta com parceiros da Letónia, Polónia e Reino Unido.

O próximo encontro está agendado para outubro de 2018 em Évora, onde segundo Maria de Jesus Florindo, “os vários parceiros poderão observar o que de melhor se faz na USE, mas também em alguns parceiros que pretendemos convidar para participar.”

Universidade Senior Evora