Universidade Sénior de Évora potencia novos recursos educativos

Views: 333

Universidade Sénior de Évora potencia novos recursos educativos

 

            Decorreu recentemente em Velenje, na Eslovénia, a reunião de trabalhos do projecto E-CIVELES: Digital Competences and Intercultural Values in e-Learning Environments sobre competências digitais para seniores e população imigrante. No projecto, coordenado pela Universidade de Málaga participam também, entidades de Itália, Hungria, Alemanha e Eslovénia além da Universidade Sénior de Évora (USE), que marcou presença com dois representantes.

 

            Os objectivos deste projecto passam por melhorar as competências digitais e linguísticas, bem como as destrezas cognitivas do público-alvo, favorecendo a integração social através da sua sensibilização face ao património histórico e cultural europeu. O projecto está a trabalhar na produção de um guia e de um conjunto de videojogos que serão inseridos numa plataforma digital que estará disponível a todos os interessados no final do Projecto. Estão a ser criados modelos 3D de quatro cidades europeias – Évora, Antequera, Udine e Velenje – que permitirão os jogadores percorrê-las de forma a recolher informações de índole histórica e patrimonial, favorecendo desta forma a inclusão digital.

 

            Segundo Paulo Figueira, Presidente da Assembleia Geral da USE, este projecto “dá cumprimento às orientações da Comissão Europeia, pois cria ferramentas acessíveis a educadores, formadores e técnicos de Entidades que trabalhem com o público-alvo já referenciado, conseguindo assim um aumento de competências e de ferramentas disponíveis a todos, sendo esta uma forma de as entidades não trabalharem sobre si próprias, mas sim para a comunidade educativa”.