Vila Viçosa foi palco da apresentação do livro “Poemas para a hora de ponta”

Views: 243

 

Vila Viçosa foi palco da apresentação do livro “Poemas para a hora de ponta”, da autoria do historiador e investigador calipolense Joaquim Saial, que teve lugar a 25 de Janeiro de 2020, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Vila Viçosa, contando com a presença de uma numerosa assistência.
O autor publicou o seu primeiro livro, em 1991, já lá vão cerca de 30 anos, mas continua a ser um dos mais fundamentados e actualizados repertórios sobre a Estatuária Portuguesa dos Anos 30.
A tudo isto há agora que juntar o livro “Poemas para a hora de ponta”, a quinta obra de sua autoria, sendo editada pelo Cordel D´Prata. A obra sob a forma de quarenta poemas, tem prefácio de Nuno Rebocho, recentemente falecido em Mafra, e apresenta desenhos a preto e branco, da autoria do pintor João Ribeiro.
A primeira edição da nova obra de Joaquim Saial, dotada de uma grande energia e sensibilidade, ao longo das suas páginas remete para temática variada em que lirismo, humor e algum sarcasmo se entrelaçam, numa cativante e penetrante visão contemporânea que reflecte a criatividade do autor. No substracto desta obra há um longo processo de investigação e de análise, em silêncio e solidão, que é uma parte importante da prática literária.
Trata-se, pois, de um bom exemplo e de um renovado estímulo para novos autores, por parte de um reconhecido escritor, que se dedica com vocação e empenho a contribuir para que o conhecimento e a literatura possam progredir no nosso município e no nosso país, inscrevendo, por direito próprio, o seu nome na lista dos autores calipolenses e nacionais.