“O Elvas” CAD na fase final da Liga Zon Kids (actualizada)

Views: 780

Nota de Imprensa.

Traquinas no Estádio do Dragão

“O Elvas” CAD na fase final da Liga Zon Kids …

Após ter vencido a fase de Vendas Novas no escalão B (atletas nascidos em 2004 e 2003), a equipa de Traquinas “A” de “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos ganhou, por mérito próprio, o acesso à fase final da Liga Zon Kids, realizada no passado Domingo, dia 3 de Junho, no emblemático Estádio do Dragão. Numa comitiva de aproximadamente 35 pessoas, entre atletas, staff, familiares e amigos, “O Elvas” esteve muito bem representado numa fase onde apenas tiveram possibilidade de estar as melhores equipas do país que tiveram a iniciativa de participar neste Torneio que, de ano para ano, começa a ser uma referência cada vez maior.

A nível competitivo, as equipas dos diversos escalões estavam divididas por grupos de 4 equipas, passando à fase seguinte (eliminatórias) os dois primeiros classificados de cada grupo. Ditou o sorteio que os pupilos de João Paulo Magro e de Sérgio Ferreira dividissem o grupo com as equipas de Dragon Force Madeira (Andorinhas – Equipa onde o Cristiano Ronaldo deu os seus primeiros passos no mundo do futebol, Soccer Scalabis (vencedores da fase de Abrantes) e Os Traquinas (Vencedores da fase de Braga).

No primeiro jogo os jovens de Elvas tiveram pela frente o Soccer Scalabis, tendo entrado muito bem no jogo, marcando o primeiro golo com menos de um minuto de jogo. Apesar da superioridade mostrada durante o tempo regulamentar, o jogo acabou empatado a duas bolas. Como o regulamento dita que tem de haver um vencedor por jogo, procedeu-se à marcação de pontapés de grande penalidade, onde nesta lotaria a equipa do Soccer Scalabis foi mais feliz.

No segundo jogo, “O Elvas” teve pela frente a equipa que acabaria por ser o finalista vencido deste escalão: Dragon Force Madeira. Foi um jogo bastante equilibrado, apesar da visível superioridade física da equipa da Madeira. O marcador assinalava um empate a 1 bola, quando, no último minuto, e após 2 ressaltos da bola em jogadores de “O Elvas”, a bola acaba por entrar na baliza da equipa raiana, ditando a derrota neste jogo.

Á partida para o último jogo, e apesar do azar que lhes tinha acompanhado nos primeiros dois jogos, os jovens atletas entraram dentro de campo com mais vontade de vencer do que nunca. E assim foi! Neste último jogo assistiu-se aquele que foi a melhor prestação da equipa, com um futebol bonito de assistir. O resultado final ditou a vitória de “O Elvas” CAD por três golos sem resposta.

Com este último jogo terminou a participação desta equipa na fase final da Liga Zon Kids. Apesar de, no tempo regulamentar, ter conseguido uma vitória, um empate e uma derrota, quem acabou por passar foi uma equipa com dois empates e uma derrota. Como o regulamento indica que, em caso de empate, fica com os 3 pontos a equipas que vencer nos penaltys, a lotaria acabou por ser bastante injusta.

Foi um prémio mais do que merecido para uma equipa que fez uma época desportiva acima das espectativas. É importante realçar ainda o papel fundamental que os pais e amigos destes atletas tiveram no apoio incansável, tanto nos momentos de alegria como nos momentos de tristeza. De uma coisa se podem orgulhar estes atletas: terem o privilégio de serem aplaudidos de pé no relvado do Estádio do Dragão!

… e no Torneio de Encerramento do CF Estremoz

Como vem sendo habitual ao longo das últimas épocas, o CF Estremoz levou a cabo o seu Torneio de Encerramento de Época nos passados dias 2 e 3 de Junho. “O Elvas” CAD participou nos escalões de Iniciados, Juvenis, Benjamins e Traquinas.

O Sábado de manhã foi o período definido pela organização para a participação do escalão de Iniciados. Neste escalão, a equipa que recentemente fez a dobradinha na Associação de Futebol de Portalegre, defrontou as congéneres de Montemor e Estremoz. No primeiro jogo os atletas de Elvas perderam com o União de Montemor por 2-0. No jogo contra a equipa da casa o resultado final ditou a vitória por 6-0 para a equipa liderada por João Teles e Francisco Carvão. Neste escalão “O Elvas” CAD ficou em segundo lugar. A nível individual, Luís Nabiça recebeu o prémio de melhor marcador com 3 golos.

Na parte da tarde foi a vez dos Juvenis participarem nesta iniciativa. Com uma equipa com os olhos colocados já na próxima época, e apesar do tempo que estes atletas estavam sem competição (recordamos que esta equipa participou no Campeonato Nacional de Juvenis, onde terminou a sua participação no final de Janeiro), estes jovens mostraram dentro de campo o porque de terem competido com as melhores equipas do pais. Num escalão onde também participou o Estrela de Portalegre e o CF Estremoz, “O Elvas” CAD venceu os dois jogos com os marcadores de 1-0 e 4-0, respectivamente, tendo terminado o torneio no primeiro lugar. De destacar ainda que foi a equipa mais concretizadora e menos batida.

O Domingo estava reservado para os mais novos. Na parte da manhã, foi a vez da equipa de Benjamins “B” de “O Elvas” CAD. Apesar dos mais diversos compromissos que as famílias dos atletas tinham, os mesmos não quiseram deixar de estar presentes, fazendo um enorme esforço para honrar os seus compromissos e os compromissos do clube para com o CF Estremoz. Assim sendo às 9:00h da manhã já se dava o pontapé de saída do primeiro jogo, contra a equipa da casa. Com muito pouco tempo de descanso, a equipa jogou de seguida contra o Estrela de Portalegre. Apesar das duas derrotas obtidas, ficou como imagem de marca o gosto com que os atletas vestem a camisola de “O Elvas” CAD. Fácil seria ter ficado em casa à espera do horário dos compromissos pessoais …

Numa tarde em que as condições meteorológicas ajudaram, os mais novos da formação de “O Elvas” CAD entraram em campo. No escalão de petizes, além de “O Elvas” CAD, as equipas participantes foram: Estrela de Portalegre, Terena e Estremoz. No primeiro jogo, apesar da superioridade demonstrada dentro de campo e das inúmeras oportunidades de golo, os atletas orientados por Arménio Pinto, Xavier Camoesas e Luis Ciriaco, não conseguiram ir além de um empate sem golos. Nos dois jogos seguintes, contra o Terena e o Estremoz, a qualidade do jogo demonstrado foi igual, tendo-se verificado diferença na eficácia na hora de rematar à baliza. Os resultados de 8-1 e 6-0 evidenciam todos os aspectos até agora referidos. Sem dúvida que o primeiro lugar alcançado neste torneio, a juntar ao prémio da equipa menos batida e de melhor marcador (Simão Tinoco), foi o culminar de uma época de trabalho ponderado e bem desenvolvido, em que os principais beneficiados foram sem dúvida aqueles que sonham um dia representar a Selecção Portuguesa de Futebol.

Comments: 0