14 de Janeiro – 364.° aniversário da Batalha das Linhas de Elvas

Views: 83
O 364.° aniversário da Batalha das Linhas de Elvas passa neste sábado, 14 de Janeiro, data correspondente ao feriado municipal do concelho.
O programa de comemorações arrancou ao início da manhã com a cerimónia de hastear das bandeiras nos Paços do Concelho ao som do Hino Nacional pela Banda 14 de Janeiro.
 
Seguiram-se as tradicionais romagens ao Padrão da Batalha, no sítio dos Murtais; e ao túmulo do General André de Albuquerque Ribafria, na Igreja de S. Francisco. Em ambos os locais foram depositados ramos de flores pelas entidades militares e civis.
 
As cerimónias militares e militarizadas regressaram à Praça da República ao final da manhã, após dois anos de ausência motivada pela pandemia. Os atos foram perdidos pelo vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, Tenente-General Rui Guerra Pereira, e pelo presidente do Município de Elvas, comendador José Rondão Almeida.
 
Perante as forças em parada o Tenente-Coronel Fernando Rita fez uma evocação histórica do 14 de Janeiro de 1659, seguida pela tradicional intervenção do presidente da autarquia.
 
Rondão Almeida aproveitou a ocasião para fazer um balanço dos primeiros 15 meses do atual mandato e apresentar aos munícipes as principais linhas orientadoras do quadriénio que se estende até 2025. Construção de habitação, requalificação do património e aposta nos setores da educação, cultura, desporto e lazer são algumas das apostas.
 
Depois de concluída a cerimónia da Praça da República as forças em parada desfilaram na Rua da Cadeia perante centenas de pessoas.
O programa comemorativo dos 364 anos da Batalha das Linhas de Elvas conta ainda neste feriado municipal com o solene Te Deum de Ação de Graças, às 18 horas na Sé; e a atuação da Orquestra Ligeira do Exército, no Cine-Teatro a partir das nove e meia da noite.