15 de Outubro em Évora – O protesto é global
Comunicado:

Este sábado, em centenas de cidade de todo o mundo (pelo menos em 43 países) milhões de cidadãos vão sair a rua para protestarem contra a precariedade, a falta de transparência na vida pública, a corrupção. Afirmam que ” a democracia sai à rua e nós saímos com ela”. Vai ser um protesto global em nome da vida, dos direitos e da diversidade.
Em Portugal o protesto está marcado para várias cidades. No Alentejo, o protesto vai ser em Évora e a ele se associaram muitas pessoas através do facebook. A organização do protesto em Évora, marcado para a Praça do Sertório, a partir das 15 horas de sábado tem estado a ser organizado pelo movimento “A Cultura está Viva e Manifesta-se na Rua” que há vários meses se reúne para debater as questões culturais da cidade.
O protesto em Évora vai ser o que todos que vão participar quiserem, mas tem um programa já esboçado que deverá seguir, mais ou menos, este horário:
Praça do Sertório, 15 de Outubro
15H – Início da Concentração com a leitura do manifesto
15, 30/16H – Homenagem ao escritor alentejano Manuel da Fonseca de que se comemoram nesse sábado 100 anos do nascimento.
16/17,30H – Atelier para miúdos e graúdos. Confecção de cartazes. Criação de um mural evocativo da concentração.
18H – Assembleia Popular com diversas intervenções e com microfone aberto para todos os que queiram falar e expressar as suas angústias e dar o seu testemunho.
Durante toda a tarde haverá música e actuações artísticas. No local, e a partir do testemunho dos manifestantes que assim o entenderem, vai ser também feito um vídeo sobre o significado da crise, da autoria de uma produtora cultural da cidade.
Gabinete de Imprensa do 15o.Évora

