29ª Volta ao Alentejo – A “Alentejana” está quase a sair para a estrada!

Views: 1003
Apresentação da Volta

“Troféu Xavier Tondo” na edição de 2011

De 9 a 12 de Junho, as bicicletas voltam a cruzar e a encher de colorido as estradas da planície e o coração dos alentejanos num total de 688 quilómetros de corrida discutidos entre Mora e Redondo.

Quatro etapas organizadas pela Lagos Sports e a CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central com o apoio dos Municípios de Mora, Campo Maior, Vila Viçosa, Mértola, Aljustrel,

Reguengos de Monsaraz, Montemor-o-Novo e Redondo.

Na apresentação da 29ª Volta ao Alentejo o Presidente de Câmara de Mora, Luís de Matos, sublinhou que “as pessoas de Mora gostam do ciclismo, do contacto com os ciclistas e de desfrutar da modalidade. É para manter a tradição desta prova que nos juntamos há vários anos à Alentejana. Entendemos que a Volta ao Alentejo é o grande evento desportivo de promoção da região. E se este ano a prova começa em Mora, gostaríamos que no próximo ano se invertesse e tivéssemos o final da Volta ao Alentejo aqui.”

.

Para o Director da Prova, Joaquim Gomes (Lagos Sports), “mais do que realizar a 29ª edição, o importante é manter a Volta ao Alentejo viva. Esta é uma das mais carismáticas provas velocipédicas do país e um factor de identidade da região, porque é um evento em que todos os alentejanos se revêem.” Joaquim Gomes aproveitou o momento para lançar o desafio à CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, na pessoa do Eng. Alfredo Barroso, para instituir um Troféu Xavier Tondo na Volta ao Alentejo, em homenagem a um dos vencedores da Alentejana recentemente falecido. Repto imediatamente aceite pelo também Presidente do Município de Redondo, vila que recebe o final da prova.

A Volta ao Alentejo tem já garantia de continuidade. Segundo Alfredo Barroso (CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central) “o ano mais crítico foi 2010, mas agora conseguimos juntar a tradição da Alentejana, e o apoio das autarquias, ao profissionalismo da Lagos Sports e dos restantes patrocinadores.

C.T.

SOBRE A VOLTA

A tradição ainda é o que era…

A Volta ao Alentejo nascida em 1983 da tenacidade e vontade de bem-fazer das gentes da região foi, desde sempre, um hino ao desporto. Ano após ano, a competição ganhou méritos e a lista de vencedores foi crescendo representando actualmente, no mundo velocipédico, um curioso caso desportivo.

Em 28 edições da prova ninguém conseguiu ganhar duas vezes. Observada a lista de inscritos deste ano apenas um homem do pelotão tem hipóteses de se tornar repetente a ganhar a “ Alentejana”, – Sérgio Ribeiro, vencedor em 2006.

Vencedores nos Últimos 5 anos

2010 – David Blanco (Palmeiras Resort-Prio-Tavira)

2009 – Maxime Bouet (Agritubel)

2008 – Hector Guerra (Liberty Seguros)

2007 – Manuel Vázquez (Andalucia Cajasur)

2006 – Sérgio Ribeiro (Barbot-Halcon)

EQUIPAS 29ª Volta Alentejo

Tavira – Prio Bicicó CC Spol Caixanova (ESP)
Onda Boavista Mortágua – Basi ORBEA (ESP)
LA Alumínios – Antarte Liberty Seguros – Sta. Maria Feira KTM Murcia (ESP)
Barbot – Efapel ASC – Vitória – RTL Rabobank Continental (NL)
Louletano – Loulé Concelho Maia Bike Team La Pomme (FR)
Cartaxo CV– C.C. JM Nicolau Pauperval – Est. D. António – Valongo

A 29 ª Volta ao Alentejo é uma organização conjunta da Lagos Sports e Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) com o apoio de Delta Cafés, Kia, Liberty Seguros, RTP, Jogos Santa Casa, edp, O Jogo, Jornal de Notícias, Diário de Notícias, Rádio Renascença, JC Decaux, Shimano, Copigés, Mobilift, Fonte Viva, Cision, Powerbar, DietSport, Aluvia Rent-a-Car e Instituto Geográfico do Exército e dos Municípios de Mora, Campo Maior, Vila Viçosa, Mértola, Aljustrel, Reguengos de Monsaraz, Montemor-o-Novo e Redondo.

29ª Volta ao Alentejo horários das 4 Etapas conheça todos os percursos!

Comments: 0