86º aniversário dos BVElvas com duas prioridades – Equipar a viatura de incêndios urbanos e ampliar o quartel
..
As comemorações do 86º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Elvas arrancaram ontem sábado 9 maio com um desfile apeado e outro motorizado pelo centro histórico da cidade.
Na parte da tarde pelas 15h30 decorreu na Praça D. Sancho II um exercício de simulacro de acidente de viação com um autocarro. Os elementos dos BVE foram chamados a desempenhar tarefas relacionadas com socorro a feridos com diferentes tipos de lesões e ferimentos.
Durante a manhã de hoje domingo, as cerimónias tiveram início pelas 9H com o hastear da Bandeira acompanhado de formatura geral e seguido de promoções e desfile apeado. A romagem ao cemitério aconteceu cerca das 11 h da manhã e logo e de seguida decorreu a Eucaristia na Igreja de Santa Luzia em memória dos Bombeiros falecidos. Pelas 13h30 o almoço convívio com todos os Bombeiros e convidados.
O presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas, João Bugio explicou aos órgãos de comunicação que estas ações vão no sentido das populações tomarem conhecimento daquilo que é delas, ou seja das viaturas e dos Bombeiros que existem e estão prontos a socorre-los a qualquer momento. O Presidente referiu ainda que vai ser lançada uma campanha para angariação de fundos para equipar veiculo de combates a incêndios urbanos “É um desejo antigo e uma necessidade, nós nem queremos imaginar se houver um incêndio na zona antiga da cidade o que poderá ocorrer, os carros que temos são com alguma dimensão e não entram na maior parte das ruas da cidade e em algumas ruas do concelho“. Sobre o parque automóvel João Bugio adiantou que vão ter de aumentar o parque “quando aqui chegámos tínhamos três ambulâncias a rodar e hoje temos disponíveis dezassete, ainda este mês vou contactar o proprietário do terreno que fica por trás do nosso quartel para poder adquirir ou fazer um protocolo. Uma certeza nós temos temos de aumentar rapidamente”.

