Póquer: Desporto da mente é a nova moda de Portugal

Views: 1157

Pouco menos de duas décadas atrás havia apenas um punhado de entusiastas do póquer no país. Eram somente algumas centenas de praticantes que disputavam partidas entre si. Entretanto, nos últimos anos, a popularidade do desporto da mente se tornou uma moda que veio para ficar e esta quantia já se multiplicou por diversas vezes

Um dos principais motivos para o crescimento do póquer em Portugal foi a recente popularidade do desporto por si, especialmente da modalidade texas hold’em, na internet. Esta maneira de praticar é muito similar a versão offline e até mesmo conta com torneios muito grandes e competitivos, como é o caso dos populares The Big Stacks, que sempre estão disponíveis e contam com diversos atletas e entusiastas competindo juntos.

O desporto online no país atualmente é tão popular que o país está à frente de França, Itália ou Espanha. E não é para menos, afinal, a rede do póquer português está dentre as três com o maior número de tráfego de todo o mundo e o fenómeno do desporto das cartas em Portugal está a superar toda e qualquer expectativa e projeção especializada feita nos últimos anos e não mostra nenhum sinal de diminuição.

Fora da internet, as principais regiões onde o desporto é praticado regularmente estão no Espinho e na Póvoa do Varzim. No começo deste ano inclusive foi realizado em Espinho a Etapa #1 da Solverde Póker Season 2018, uma das séries de competições mais antigas e famosas do país.

A competição veio a ser conquistada pelo grande competidor Nuno Rocha, que ganhou mais de treze mil euros em prémio e a possibilidade de participar do evento principal, chamado de Main Event, que ocorre no final do ano.

A Etapa #2 do famoso torneio aconteceu em Monte Gordo, na região do Algave, e teve Vasco Mesquita como grande vencedor. Mesquita levou para casa cinco mil e quinhentos euros em prémio e também ganhou a oportunidade participar do já mencionado Main Event do final do ano.

Além de torneios nacionais, Portugal também já contou com torneios internacionais de grande renome. É o caso do World Series of Poker Circuit Estoril 2017 (WSOP Estoril), que em 2017 contou com mais de 1500 entradas com buy-ins entre 300 e 2000 euros.

Na ocasião os competidores portugueses venceram cinco dos seis anéis em disputa, mas infelizmente deixaram o sexto anel do Main Event escapar. Após diversas rodadas disputadas e cheias de emoção, o experiente competidor austríaco Robert Auer foi o grande vencedor da competição internacional.

Auer venceu o atleta português António Pedro na última parte da competição e levou para casa um impressionante prémio de 87.725 euros. Os portugueses Luís Faria, Bruno Pinto, André Moreira, João Matos e José Oliveira foram os vencedores dos outros eventos disputados.

As quantias relacionados as diversas competições do desporto sempre foram altas e nos últimos anos atingiram os maiores valores de sempre. Somando somente estas regiões, a indústria do póquer Português já movimentou mais de 690 milhões de euros apenas neste primeiro trimestre de 2018. 

Há uma série de competições nacionais e internacionais já marcadas para os próximos meses que devem vir a proporcionar valores ainda mais altos e até mesmo superar os recordes estabelecidos.

O crescimento da popularidade do póquer em Portugal está a acontecer de maneira exponencial. O número de torneios do desporto em terras portuguesas já é o maior de sempre, assim como a quantidade de entusiastas amadores e de competidores profissionais. Todos estes números só tendem a aumentar nos próximos anos e a moda do póquer definitivamente veio para ficar.