Mora/Fotografia: Reportagens de 190 fotógrafos disputam Prémio Internacional de Fotojornalismo Estação Imagem/Mora
Mora, Évora, 19 mar (Lusa) – Um total de 190 fotógrafos candidataram reportagens, que correspondem a mais de 5 500 fotografias, ao Prémio Internacional de Fotojornalismo Estação Imagem/Mora, o que é encarado como “um grande sucesso” pela organização.
“Numa altura em que a reportagem fotográfica está quase a desaparecer dos órgãos de informação, é um grande sucesso haver 190 fotógrafos que decidem que é importante participar”, realçou hoje à Agência Lusa Luís Vasconcelos, da Estação Imagem.
O mesmo responsável atribuiu a elevada participação a “uma tomada de posição muito forte” dos fotojornalistas.
“É o único concurso de fotojornalismo atualmente existente em Portugal. Mas, sendo exclusivamente virado para a reportagem e tendo sido anunciado quase no final do ano passado, o número de inscrições é muito significativo”, afiançou.
Este prémio internacional de fotojornalismo, que vai na sua primeira edição, é promovido pela Estação Imagem, associação com sede em Mora e dedicada ao estudo e promoção da imagem, com particular enfoque na fotografia documental, e pelo município local.
Segundo Luís Vasconcelos, foram aceites a concurso um total de 636 reportagens, que correspondem a mais de 5 500 fotografias.
Dos 190 fotógrafos que apresentaram candidaturas, revelou, “a maioria são fotojornalistas nacionais que trabalham no país”.
“Mas temos ainda 11 estrangeiros a trabalhar em Portugal, nove portugueses no estrangeiro e dois fotojornalistas oriundos de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP)”, acrescentou.
Além dos candidatos ao Prémio Internacional de Fotojornalismo Estação Imagem/Mora, a organização recebeu ainda “mais de 30 candidaturas” para uma bolsa de cinco mil euros, destinada a apoiar um projeto sobre o Alentejo.
“Estes dados são ainda mais relevantes”, garantiu Luís Vasconcelos, “quando, pela primeira vez em Portugal num concurso de fotografia, as inscrições foram totalmente online”, no mesmo ano que o próprio concurso do World Press Photo “também se estreia na Internet”.
Este método implicou o envio, através da Internet, do álbum de fotografias a concurso, incluindo textos e legendas, sendo preservado o anonimato dos concorrentes até à escolha que vai ser feita pelo júri.
O concurso contempla o Prémio Estação Imagem/Mora, no valor de 7.500 euros, assim como outras sete categorias (2.500 euros cada): Notícia, Vida Quotidiana, Ambiente, Acção no Desporto, Artes e Espectáculo, Série de Retratos e a categoria especial “2009 Ano de Eleições”.
O júri do galardão, que anuncia os vencedores a 24 de abril, integra destacados nomes do fotojornalismo mundial, sendo liderado pela vice-presidente do Departamento de Fotografia da Reuters e presidente do júri da edição 2010 do World Press Photo, Ayperi Karabuda.
RRL.
*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
Lusa/Tudoben

