Arquidiocese de Évora: Duas igrejas assaltadas para roubar painéis de azulejos do século XVIII
Duas Igrejas da Arquidiocese de Évora foram assaltadas nos últimos dias, sendo que, em ambos os casos, foram roubados painéis de azulejos do século XVIII.
O primeiro assalto ocorreu na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Monforte, tendo o alarme sido dado por funcionários da Junta de Freguesia na sexta-feira, dia 7 de Novembro, no contexto de limpezas dos terrenos circundantes.
De acordo com a Dr.ª Teresa Cunha Sardinha, membro do Conselho Paroquial para os Assuntos Económicos e técnica superior do Departamento de Cultura da Câmara Municipal de Monforte, foram roubados cerca de 100 azulejos de padrão tapete (não figurativos), sendo que a operação significou a destruição de muitos outros.
O caso foi denunciado à GNR e, depois, à Polícia Judiciária, responsável pela investigação em curso.
A Igreja, propriedade da Paróquia de Monforte e situada fora da malha urbana, já tinha sido assaltada há cerca de oito anos.
No segundo caso, o assalto ocorreu na Igreja de São Bento do Zambujal (Redondo), sede da paróquia com o mesmo nome, extinta em 1964. A Igreja, situada numa zona desabitada, é propriedade da Paróquia de Redondo e está nos terrenos de uma herdade privada, cujo proprietário terá dado o alarme.
Segundo o Padre António Sanches, pároco, foram roubados três painéis de azulejos do século XVIII, de um total de seis existentes, representando a vida de São Bento.
O caso já foi denunciado e está a ser investigado pela Polícia Judiciária.
A Arquidiocese de Évora manifesta preocupação com esta sucessão de assaltos e acompanhará com atenção os processos de investigação em curso.




