Prémio de Jornalismo apela à atenção dos meios de comunicação social para a pobreza na Europa

Views: 704

ciganitos_c_maiorNo âmbito do Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social (2010), a Comissão Europeia lançou hoje um concurso de reportagem jornalística relacionado com as temáticas tratadas pelo Ano Europeu. O prémio de jornalismo europeu é dirigido aos jornalistas da imprensa escrita, internet e audiovisual, e serão atribuídos prémios nacionais (800 euros ou equivalente) e europeus (4500, 3000 e 2000 euros) para as reportagens mais originais e informativas. Os vencedores do concurso europeu serão anunciados numa cerimónia a realizar em Bruxelas, a 17 de Dezembro de 2010.

László Andor, o Comissário para o Emprego, os Assuntos Sociais e a Inclusão, afirma que «para abordar o problema da pobreza, precisamos de dar uma voz aos que são excluídos e precisamos de compreender as causas da pobreza. Ao mesmo tempo, devemos propor soluções práticas que funcionem. Os jornalistas têm um papel fulcral neste debate e foi por isso que criámos este concurso para as reportagens mais originais e informativas sobre a pobreza.»

Os jornalistas podem candidatar-se online a partir de hoje, e até 31 de Agosto, no site Web do Ano Europeu. São elegíveis as reportagens publicadas ou emitidas por um meio de comunicação social nos 27 Estados-Membros, na Islândia ou na Noruega, entre 1 de Outubro de 2009 e 31 de Agosto de 2010. Todas as candidaturas serão primeiro avaliadas por um júri de peritos nacionais, que anunciará um vencedor em cada categoria. Os vencedores nacionais serão candidatos ao concurso europeu que terminará com uma cerimónia sob a égide da presidência belga, em Bruxelas, no final de 2010.

O concurso é uma das principais actividades ao nível da UE durante o Ano Europeu e tem como objectivo ajudar a sensibilizar a opinião pública para as questões da pobreza e da exclusão social. Outros eventos relevantes são, por exemplo, um concurso de arte à escala europeia, conferências importantes sobre questões específicas, tais como a pobreza infantil e os sem-abrigo, e uma série de eventos em torno do Dia Internacional contra a Pobreza previstos para Outubro.

Para mais informações, consultar o site do Ano Europeu 2010

http://www.2010againstpoverty.eu

E a informação relativa ao Prémio de Jornalismo (http://www.2010againstpoverty.eu/journalistaward//index/?langid=pt)

O Ano Europeu de 2010 tem como objectivo uma maior sensibilização dos principais intervenientes, como os governos e os parceiros sociais, e do público em geral para as causas e consequências da pobreza na Europa. Pretende igualmente mobilizar estes diferentes parceiros na luta contra a pobreza; promover a integração e a inclusão sociais, e incentivar a vontade política da UE e dos Estados‑Membros para combater a pobreza e a exclusão social. 84 milhões de europeus (17% da população da UE) vivem actualmente abaixo do limiar de pobreza. De acordo com um recente inquérito Eurobarómetro sobre as atitudes relativamente a pobreza, uma grande maioria de europeus (73%) considera a pobreza um problema generalizado do respectivo país e muitos outros (89%) chamam a atenção para a necessidade urgente de abordar o problema a nível governamental. Ainda que a maioria das pessoas considere que os governos nacionais são os principais responsáveis, 74% dos cidadãos europeus esperam que a UE desempenhe um papel importante neste contexto. Para mais informações consultar o inquérito Eurobarómetro:

http://europa.eu/rapid/pressReleasesAction.do?reference=IP/09/1585&format=HTML&aged=0&language=EN&guiLanguage=en

Lançamento do concurso no festival internacional de jornalismo em Perugia, Itália

Antonia Carparelli, Chefe de Unidade na Comissão Europeia, responsável pela inclusão social, explica o porquê do lançamento deste concurso de jornalismo em Perugia: «Para além da importância do tema, queremos reconhecer a profissão jornalística como uma arte e uma disciplina, pelo que escolhemos uma ocasião especificamente dedicada ao jornalismo para fazermos a apresentação do concurso a todos os jornalistas presentes.» Antonia Carparelli irá pessoalmente ao Festival Internacional de Jornalismo, que decorrerá de 21 a 25 de Abril, para apresentar a todos os jornalistas aí reunidos o concurso europeu.

A directora do festival de jornalismo internacional, Arianna Ciccone, congratula-se com esta parceria: «o festival de jornalismo internacional de Perugia está orgulhoso por ajudar a promover o Prémio de Jornalismo no âmbito do Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social de 2010. Esperamos poder estabelecer uma parceria duradoura com a Comissão Europeia neste campo. O prémio está relacionado com uma questão de importância vital para a Europa, e toda a divulgação que puder ter é importante. Estou convencida de que os muitos jornalistas aqui presentes em Perugia para o festival de 2010 ajudarão a dar visibilidade a esta iniciativa tão meritória.

Comments: 0