Noticias breves do Alentejo
Mora: Câmara dá oito toneladas de cal para preservar casario branco
A tradicional “Campanha da Cal” arrancou esta semana em Mora, numa iniciativa do município que visa preservar o branco do casario do concelho.
As “caianças”, termo utilizado pela população local para designar o ato de pintar as paredes com cal, é uma atividade secular que os alentejanos desempenham pelo início do verão para renovar o branco das suas casas para assim fazerem face às elevadas temperaturas que se fazem sentir nesta época.
A iniciativa, já na sua 25.ª edição, distribui gratuitamente junto da população sacos de cal, prevendo a autarquia entregar mais de oito toneladas até 02 de julho, quando a campanha encerra.
Cada habitante pode levantar nas juntas de freguesia do concelho seis quilos de cal por prédio para pintar paredes, rodapés, pilastras e alisares.
MLM.
Reguengos de Monsaraz: Governo Civil entrega prémios do concurso “Escola Alerta!”
O Governo Civil de Évora entregou, em Reguengos de Monsaraz, os prémios distritais “Escola Alerta!”, concurso que mobilizou, na região, um total de 196 alunos e 36 adultos, entre docentes, técnicos especialistas e auxiliares, de uma dezena de escolas, situadas em oito concelhos.
O Concurso “Escola Alerta! Acessibilidade para Todos” vai já na sua 7.ª edição, visando a participação e a intervenção ativas dos alunos na inventariação de barreiras e na apresentação de propostas de solução e de iniciativas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência ou incapacidade.
O concurso é dirigido a todas as escolas do ensino básico e secundário, do ensino público e particular, bem como às crianças e aos jovens dos centros educativos do Instituto de Reinserção Social ou de outras instituições educativas sob a tutela do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social.
RRL.
Évora: Adeptos vão poder assistir na Arena d’Évora aos jogos de Portugal no Mundial
O Município de Évora instalou um ecrã gigante na Arena d’Évora para que os adeptos de futebol possam assistir, em ambiente de festa, à transmissão dos jogos da seleção de Portugal no Campeonato do Mundo que se disputa na África do Sul.
“Esta opção justifica-se face à instabilidade atmosférica e à hora do início dos encontros, sendo possível, neste local, garantir a qualidade da transmissão dos encontros”, justifica a Câmara Municipal.
A escolha pela Arena d’Évora, antiga praça de touros, reconvertida em espaço multiusos, aplica-se às duas primeiras partidas da seleção portuguesa, frente à Costa do Marfim, na próxima terça feira, e perante a Coreia do Norte, no dia 21.
Após o início da Feira de S. João, que arranca no dia 23, a transmissão dos jogos vai passar para a Horta das Laranjeiras, nomeadamente o embate frente ao Brasil (dia 25) e, caso Portugal garanta a qualificação para a fase seguinte, as partidas posteriores.
RRL.
Nisa: Xailes bordados expostos no museu local
Os tradicionais xailes bordados de Nisa, usados pelas habitantes locais durante as festas dos Santos Populares, são o tema de uma exposição patente no Museu do Bordado e do Barro, naquela sede de concelho do distrito de Portalegre.
A mostra, intitulada “Os Xailes Bordados e as Festas Populares”, pretende recordar tempos idos, em que os xailes, de cores variadas e garridas, eram a peça fundamental na indumentária das raparigas nesta quadra.
“O objetivo era que cada uma delas se destacasse pela sua beleza e encontrasse o seu ‘príncipe encantado’”, explica o município de Nisa.
RRL.
Sines: Câmara e Docapesca colaboram na promoção do pescado
O Município de Sines aprovou, por unanimidade, um protocolo de colaboração a assinar com a Docapesca para a promoção do pescado fresco capturado pela frota de pesca costeira daquele concelho do Litoral Alentejano.
A autarquia compromete-se a divulgar o pescado de Sines, produzindo os materiais destinados aos mercados municipais ou escolas, enquanto a Docapesca emitirá um certificado comprovativo da qualidade do peixe capturado pela frota local e transacionado na lota do concelho.
O presidente do município, Manuel Coelho, apontou este projeto como “muito importante” para a promoção do pescado capturado na zona, com “benefícios significativos para os pescadores e armadores”.
O Comprovativo de Compra em Lota (CCL) é um “selo de qualidade” que permite aos consumidores de todo o país saberem “onde o peixe é pescado, com que tipo de captura e em que condições de venda”, reforçou a autarquia.
RRL.
*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
Lusa/Tudoben

