Quase 50 por cento da populaçao portuguesa tem por hábito ler ou folherar a imprensa regional

Views: 523

jornal_o_distrito_portalegreQuase 50 por cento da população portuguesa tem por hábito ler ou folhear a imprensa regional, uma rotina incrementada em dois anos, na maior parte dos distritos, segundo um estudo da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).

O documento da ERC, que será divulgado hoje e que cita também dados de outros estudos, refere que os índices de leitura da imprensa local e regional têm sido subavaliados.

Citando o Bareme Imprensa Regional 2009, a ERC refere que os resultados obtidos a partir de 16.117 entrevistas realizadas entre abril de 2008 e março de 2009 aponta que 49,7 por cento da população tem por habito ler a imprensa regional, um indicador que corresponde “ao número ou percentagem de indivíduos que costumam ler ou folhear pelos menos um jornal regional”.

Castelo Branco, Coimbra e Leiria são os distritos onde se registaram os mais altos valores de leitura de imprensa regional em termos percentuais e em apenas quatro distritos o índice de leitura se situa abaixo dos 50 por cento: Faro, Bragança, Porto e Lisboa.

Em Lisboa e Porto, em particular, as baixas percentagens verificadas devem-se à maior concentração e concorrência das publicações nacionais, mas também à maior concentração populacional.

Neste dois distritos há preferência pela leitura das publicações nacionais.

Fora dos grandes centros urbanos existe a tendência para um maior peso dos títulos locais e regionais em comparação com os nacionais, sendo esta diferença particularmente pronunciada nos distritos de Castelo Branco, Coimbra e Leiria.

Os mesmos dados revelam que mais de metade dos inquiridos no âmbito do Bareme declara preferir as publicações regionais de periodicidade semanal, uma fatia de 30 por cento afirma ter preferencia por quinzenários e mensais e 13 por cento declara ler jornais regionais diários.

Contra a tendência dominante, os diários recolhem a preferência dos leitores nos distritos de Coimbra e Évora.

GC/JRS.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico ***

Lusa/Tudoben

Comments: 0