Évora: Treino em Suporte Básico de Vida para jornalistas
A probabilidade de sobrevivência e recuperação das vítimas de um acidente, ou doença súbita, depende da capacidade de quem presencia o acontecimento saber como proceder e iniciar de imediato o Suporte Básico de Vida. Neste sentido, na próxima terça-feira, os jornalistas da Região vão estar melhor preparados para agir numa situação de emergência médica.
Durante a manhã do dia 16 de Novembro, o Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) oferece um treino de Suporte Básico de Vida (SBV) nas suas instalações. Esta acção de formação tem como público-alvo os jornalistas dos órgãos de comunicação social da Região. No total, 16 pessoas terão acesso ao workshop dado por profissionais de Saúde do HESE.
Os participantes vão ter formação teórica e prática de SBV, estando destacados para o efeito quatro formadores do HESE, um médico e três enfermeiros. Depois da aula teórica, os formandos serão divididos em grupos para aprender e praticar pelas suas próprias mãos as manobras de Suporte Básico de Vida.
Ciente das implicações para a sobrevivência e manutenção da qualidade de vida da vítima, o HESE pretende continuar a desenvolver acções de sensibilização do SBV para a população da Região.
O Suporte Básico de Vida é um conjunto de procedimentos e metodologias padronizadas, que tem como objectivo reconhecer as situações de perigo de vida iminente, saber como e quando pedir ajuda e saber iniciar de imediato manobras que contribuam para a preservação da ventilação e da circulação, de modo a manter a vítima viável até à chegada de socorro especializado.
O HESE vê nesta iniciativa uma oportunidade de divulgar que cada pessoa pode e deve representar um elo no conceito de cadeia de sobrevivência. A consciência de que estes procedimentos podem salvar vidas humanas é um propósito de cidadania.
David Prazeres.

