Festas em Honra do Padroeiro de Reguengos de Monsaraz decorrem entre 9 e 13 de Junho no Parque de Feiras e Exposições
João Pedro Pais, OqueStrada e Anabela nas Festas de Santo António em Reguengos de Monsaraz
João Pedro Pais, OqueStrada e Anabela são os destaques musicais das Festas de Santo António, que decorrem entre 9 e 13 de Junho, no Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz. O programa das festas em honra do padroeiro de Reguengos de Monsaraz inclui também as tradicionais marchas populares, que vão desfilar desde a Praça da Liberdade até ao recinto das festas, o baile popular de Santo António com a actuação da banda Função Públika e um espectáculo musical com Jorge Roque e Nefta.
As Festas de Santo António são organizadas pelo Município de Reguengos de Monsaraz e têm início no dia 9 de Junho, pelas 8h30, com a partida desde a Praça da Liberdade da etapa com destino a Portel da 21ª Mini Volta a Portugal em cicloturismo. Nesta competição com nove etapas e cerca de 700 quilómetros de extensão participa a equipa de cicloturismo do Atlético Sport Clube de Reguengos de Monsaraz.
A partir das 16h, no Auditório Municipal, realizam-se as Jornadas da Construção, subordinadas ao tema “Desafio para o Futuro da Construção no Alentejo”. Esta iniciativa organizada pela Delegação Regional do Alentejo da AECOPS vai abordar os temas “Conjuntura actual e os desafios para o futuro do sector”, “Políticas de Reabilitação e Conservação Urbana”, “Potencial do Investimento Turístico para o Sector” e “Financiamento das Empresas”.
A abertura oficial das Festas de Santo António realiza-se às 19h30 no Parque de Feiras e Exposições, seguindo-se às 22h o desfile “Trajar o Passado, Vestir o Presente”, com a apresentação de trajes tradicionais complementados com a moda actual e sugestões de um trajar futurista. A partir das 23h actua Anabela e a Big Band de Loureiros, que vai apresentar “Nós”, o disco de tributo à música ligeira portuguesa dos anos 50, 60 e 70 do século passado.
Com seis álbuns editados e várias interpretações de grande êxito enquanto artista principal em peças de teatro musical (como “My Fair Lady” e “Música no Coração”), Anabela vai estar acompanhada em palco por Ernesto Leite (piano e direcção musical), Henry Sousa (bateria), Diogo Dias (contrabaixo), Rodrigo Santoanastácio (guitarra) e Jean-Marc (trompete e acordeão). A fechar a noite, a partir da 1h, actuam o DJ JP, DJ Miller F, DJ Plastik`s, Luis del Mata, Miss Shy e Red Lizard.
Na sexta-feira, a partir das 10h, decorre a 6ª Corrida em Família, uma prova que terá centenas de participantes num circuito de quatro quilómetros em que o lema é praticar desporto, a andar ou a correr. Às 12h15 vai passar por Reguengos de Monsaraz a 29ª Volta ao Alentejo em Bicicleta. Junto à Zona Desportiva da Cidade, os ciclistas vão disputar uma meta volante da etapa que liga Vila Viçosa a Mértola.
A partir das 17h30 realiza-se um desfile pelas ruas da cidade das fanfarras de bombeiros de Reguengos de Monsaraz, Portel, Moura, Alcabideche e S. Martinho do Porto. À noite, no Parque de Feiras e Exposições, os espectáculos musicais iniciam-se às 22h com a actuação de Hugo Soft, Kajo Soares e Blackcello.
Pelas 23h sobe ao palco João Pedro Pais. Após a estreia em 1997 com o álbum “Segredos”, João Pedro Pais é hoje um artista consagrado que esgota frequentemente as lotações dos locais onde canta. Em Reguengos de Monsaraz poderão ser ouvidos os seus grandes sucessos musicais, como “Ninguém é de Ninguém”, “Não Há”, “Mentira” ou “Louco Por Ti”.
A partir da 1h, sobe ao palco o Dj Grouse, produtor português com mais de 20 anos de carreira e que foi reconhecido por um dos maiores dj´s do mundo, o americano Roger Sanchez, ao ser o vencedor do concurso de novos produtores por este promovido no seu programa de rádio em Nova York, com o tema “Feelin´magic”. Dj Grouse tem actuado nas principais discotecas e festas de todo o país e lançou em 2009 um novo projecto, Brothers in Arms, que conta com a participação do músico Martin (percussionista e saxofonista dos Santos e Pecadores) em live performances de saxofone e percussão.
No sábado, a terceira etapa da 29ª Volta ao Alentejo em Bicicleta termina em Reguengos de Monsaraz. Os ciclistas partem de Aljustrel e entram no concelho por S. Marcos do Campo pelas 14h25, seguindo-se uma passagem pela cidade e a realização do percurso turístico por S. Pedro do Corval e Monsaraz, localidade onde se disputará um Prémio de Montanha. A meta está colocada na Praça da Liberdade, esperando-se a chegada dos ciclistas a Reguengos de Monsaraz a partir das 15h30. Na zona do pódio haverá uma actuação do Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz.
Pelas 22h actua o grupo pop/rock Phillarmonic Talk, seguindo-se uma hora mais tarde os OqueStrada. Esta banda da margem sul vem apresentar o disco “Tasca Beat: o sonho português”, em que mistura os fados e a folia das marchas populares e que atingiu a marca de ouro em Portugal, tendo sido considerado pela crítica como um dos melhores de 2009. Com a reedição do disco, em que os temas foram regravados e acrescentada uma nova música, chegou o sucesso internacional com actuações na Alemanha, Ucrânia, França, Noruega, Áustria, Holanda e Letónia. Para animar a madrugada, à 1h, começa a actuação de Dj Set.
No dia 12 de Junho, pelas 11h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, realiza-se uma homenagem póstuma ao cavaleiro tauromáquico José Mestre Baptista, presidida pelo Secretário de Estado da Cultura cessante, Elísio Summavielle e com a presença do crítico tauromáquico Maurício do Vale. Natural de S. Marcos do Campo, localidade do concelho de Reguengos de Monsaraz onde nasceu a 30 de Maio de 1940, Mestre Baptista revolucionou o toureio a cavalo com o seu toureio frontal e ao piton contrário.
As viaturas que participam no Grande Lago – Paraíso do Automóvel Clássico e Antigo vão desfilar às 12h30 pelas ruas da cidade. Elísio Summavielle também vai estar presente na Corrida de Toiros em homenagem a Mestre Baptista, com a atribuição do seu nome à Praça de Toiros de Reguengos de Monsaraz. A partir das 17h30 decorre este espectáculo tauromáquico com os cavaleiros João Moura, Rui Salvador e João Salgueiro que vão lidar toiros da ganadaria Murteira Grave. Os forcados serão os amadores de Monsaraz e de Alcochete.
Às 21h30 inicia-se o desfile das marchas populares de Santo António desde a Praça da Liberdade até ao Parque de Feiras e Exposições. Este ano participam as marchas da Associação Gente Nova de Campinho, Câmara Reguengos Clube, infantil da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz, Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva e Centro Cultural Caridadense 1º de Maio.
A partir das 23h realiza-se o baile popular de Santo António com a actuação da Banda Função Públika, uma tradição que a autarquia pretende revitalizar este ano. À 1h decorre um espectáculo de fogo-de-artifício.
O programa do dia de Santo António, último dia de festividades, tem início às 10h com a cerimónia do Hasteamento das Bandeiras, com interpretação dos hinos do Município, Nacional e da União Europeia pela Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense. Às 10h30, na Praça de Santo António, realiza-se a concentração das imagens dos padroeiros das comunidades cristãs do concelho de Reguengos de Monsaraz, seguindo-se a Eucaristia e a Procissão.
Pelas 21h30, as marchas populares de Santo António voltam a desfilar no Parque de Feiras e Exposições. Às 23h sobe ao palco Jorge Roque (vencedor do concurso Operação Triunfo – RTP) e Nefta, e a fechar, a partir da meia-noite, a actuação do DJ JP, DJ Miller F, DJ Plastik`s, Luis del Mata, Miss Shy e Red Lizard.
Durante as Festas de Santo António, o Pavilhão Multiusos estará aberto entre as 16h e as 24h com uma Mostra de Produtos Gastronómicos Regionais e de Vinhos de Reguengos de Monsaraz e a Exposição Grande Lago – Paraíso do Automóvel Clássico e Antigo. Nesta exposição vão estar algumas dezenas de automóveis construídos até ao ano de 1949, como por exemplo um Buick de 1909, um Ford T de 1915, um Chevrolet de 1929 ou um Talbot Sunbeam de 1938. A mostra vai ter também algumas motos, como uma Harley Davidson Model F de 1916, uma NSU de 1934 e uma Matchless de 1930.
O Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz terá ao dispor dos visitantes um pavilhão com vários restaurantes de gastronomia regional e um parque de insufláveis para as crianças. Na sexta-feira e no sábado a entrada no Parque de Feiras e Exposições custa 3 euros, enquanto na segunda-feira será de 2 euros. Os restantes dias têm entrada grátis. Para quem quiser assistir a todos os espectáculos das Festas de Santo António existe um bilhete único no valor de 5 euros. Os bilhetes podem ser adquiridos antecipadamente no Posto de Turismo Municipal ou nos dias dos espectáculos nas bilheteiras do Parque de Feiras e Exposições.

