Novas instalações do Ambulatório do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental inauguradas em Évora, no campus do Hospital do Espírito Santo, EPE

Views: 2746

Desde a reclassificação do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE-EPE) em Hospital Central (Março de 2008), tornou-se premente dotar o hospital dos meios técnicos e humanos, num significativo esforço de investimento para diferenciar os serviços, oferecendo melhores condições de atendimento e mais cuidados de saúde a toda a população da Região Alentejo.

Assim, no próximo Domingo, 12 de Junho, pelas 11:30 do Dia do Espírito Santo – padroeiro do Hospital – serão inauguradas as novas instalações do Ambulatório do Departamento de Saúde Mental (DPSM), inseridas no campus hospitalar.

Esta transferência permite concentrar toda a actividade do HESE-EPE e melhorar as condições de acesso e de atendimento da população, em proximidade dos restantes serviços do Hospital.

O processo de integração do DPSM no campus hospitalar iniciou-se com a retirada do internamento das antigas instalações nos Canaviais e conclui-se agora, com a mudança do ambulatório, saído das antiquadas ou desadequadas instalações na Rua Manuel do Olival.

As antigas instalações, apesar do apreciado valor arquitectónico do antigo palacete senhorial, já não serviam condignamente os utentes.

Este passo insere-se na acção definida no Plano de Negócios do HESE-EPE, vindo dar continuidade ao processo de alienação do património obsoleto do Hospital, permitindo simultaneamente financiar a construção do Novo Hospital Central de Évora.

O projecto técnico do Novo Hospital Central de Évora, assinado pelo Arquitecto Souto Moura, estará concluído no Verão do corrente ano, o que, conjuntamente, vem possibilitar, para breve, o lançamento do Concurso Público Internacional para a sua construção.

Em 2010, a actividade em ambulatório do DPSM, representou 5% do total da actividade realizada em ambulatório pelo HESE-EPE (aproximadamente 10 mil consultas realizadas).

Alentejo tem mais Saúde Mental

Ainda no âmbito da Saúde Mental, e no sentido de melhorar o nível da acessibilidade e da qualidade dos cuidados especializados que presta à população do Alentejo, o Hospital do Espírito Santo, EPE, tem em funcionamento desde Outubro de 2010 o Projecto “Saúde MetAlentejo” de intervenção comunitária, baseado no trabalho de uma equipa transdisciplinar de suporte a utentes e profissionais, com apoio nos serviços comunitários de proximidade.

Este programa insere-se no Plano Nacional de Saúde Mental, no âmbito do qual o HESE-EPE desenvolveu e submeteu o projecto, conseguindo financiamento para a sua implementação, beneficiando da iniciativa do Ministério da Saúde, implementada com o apoio da Administração Central do Sistema de Saúde e da Coordenação Nacional de Saúde Mental, com o objectivo de desenvolver a descentralização, qualificação e melhoria da gestão dos serviços de Saúde Mental, dentro dos actuais padrões internacionais para esta área.

Sobre o Projecto “Saúde MetAlentejo”

Objectivos: Promover a participação dos utilizadores dos serviços de saúde mental – cuidar/tratar as pessoas doentes no seu meio sócio-familiar; promover a colaboração entre o DPSM do HESE, EPE e os Cuidados de Saúde Primários do Distrito de Évora; promover a colaboração entre equipas clínicas e equipas de reabilitação e inovar práticas e atitudes entre os profissionais – perspectiva do empowerment.

A equipa é constituída por três Enfermeiros Especialistas em Saúde Mental e Psiquiatria os quais são os autores deste projecto. Esta equipa irá servir de articulação ente o Departamento de Saúde Mental (DPSM) do HESE-EPE e os técnicos de saúde do Distrito de Évora. Como tal, conta com o apoio em termos de recursos humanos com Médicos, Técnicos do Serviço Social, Psicólogos, Enfermeiros, etc., adstritos ao DPSM e os existentes na comunidade.

Os cuidados clínicos prestados pela equipa são supervisionados pelos psiquiatras responsáveis pelas respectivas áreas geo-demográficas onde o projecto actua. A implementação do projecto será supervisionada pelo Psiquiatra e Director do DPSM, Dr. José Palma Góis.

Comments: 0