Ateliês, acampamentos e muita aventura e diversão em pleno Alentejo

Views: 4130

Passeio de Burro - Clique p/ ampliar

Defesa da natureza e as 4 mascotes do Parque marcam actividades de verão 2011 no monte selvagem

Agora que as férias começam, o Parque Monte Selvagem, em Montemor-o-Novo, tem novas actividades para o Verão 2011, dedicando-se a consciencializar de forma divertida e descontraída para as causas ambientais e de defesa da vida do planeta. As quatro mascotes do Monte Selvagem (um burro, um mocho, uma iguana e um lémure) são a imagem de marca das actividades diversificadas que prometem momentos de aprendizagem e de muita diversão.

Estas actividades, integradas no programa pedagógico do parque para 2011, visam dar a conhecer as várias componentes ambientais da reserva, proporcionar momentos únicos em harmonia com a Natureza e, consequentemente, transmitir uma série de mensagens e conceitos que visam atrair, inspirar e capacitar as pessoas para a adopção de atitudes e comportamentos social e ecologicamente construtivos.

As novidades deste Verão incluem mais uma série de sete novas actividades pedagógicas e lúdicas, os Ateliês Selvagens, e também acampamentos organizados de 1 noite: Uma noite dormindo com a Natureza.

Os acampamentos “Uma noite dormindo com a Natureza”, ocorrem em datas específicas e necessitam de marcação prévia (consultar datas e condições no site em www.monteselvagem.pt). Permitem aos participantes pernoitarem no parque, um melhor conhecimento do local, dos animais, seus habitats e rotina diária, num ambiente divertido de aventura e de permanente animação. Destinados a crianças dos 6 aos 12 anos, estes acampamentos proporcionam oportunidades de desenvolverem as suas capacidades de Conhecer, Interpretar e Intervir, contribuindo para a conservação do ambiente e vida selvagem.

– Em Junho e Julho, as datas para os acampamentos serão as seguintes:
de 28 para 29 de Junho
de 1 para 2 de Julho
de 5 para 6 de Julho

● Os Ateliês Selvagens, orientados para os diferentes públicos, vão acontecendo em vários momentos ao longo do dia, sem horários definidos:

– Esculturas selvagens: modelagem de pequenas bolas de papel de jornal, organização, colagem e pintura das mesmas de forma a construírem formas de animais ou plantas. Alerta crianças e os adultos para a necessidade vital de adoptarem medidas a favor da preservação dos recursos naturais.

– A Hora da Paparoca!: conversas descontraídas com técnicos do parque, aquando da alimentação de determinados animais, orientadas para a divulgação das suas características e curiosidades.

– Cuidar da Terra todos os Dias: actividade que dá a conhecer a biodiversidade do parque, através da utilização de biofactos (penas, pelos, ovos, etc.,) que vão sendo colectados ao longo dos vários ciclos de vida dos seres vivos do parque. Alerta também para o aquecimento global e para o efeito estufa.

Missão Possível: Reduzir, Reutilizar e Reciclar!: colagens bidimensionais com preenchimento de forma, usando cartão, papel usado e revistas na criação de objectos decorativos. Alerta crianças e os adultos para a necessidade vital de adoptarem medidas a favor da preservação dos recursos naturais.

No Mundo da Passarada: actividade que decorre dentro do Gaiolão do parque e que aborda as características gerais das aves e a necessidade da sua protecção.

– Vamos fazer enriquecimento ambiental!: execução de itens de enriquecimento ambiental para uma determinada espécie do parque e sua aplicação no terreno. Aborda a importância da recriação dos habitats naturais em parques como o Monte Selvagem.

Peddy Paper Selvagem: prova pedestre para equipas com realização de um percurso ao qual estão associados perguntas ou tarefas. Aquisição de conhecimentos e curiosidades sobre o Monte selvagem e os seus habitantes.

Apoiadas por formadores especializados, todas estas actividades decorrem nos 20 hectares do Monte Selvagem, que alberga mais de 400 animais e 75 espécies.

De registar também os 50 novos bebés, nascidos no 1º semestre deste ano: 12 cabras anãs, 9 porcos do Vietname, 2 lamas, 1 canguru, 1 axis, 2 ovelhas, 7 lebres da Patagónia, 2 lémures de cauda anelada, 6 nandus, 1 burro, 1 elande e 1 zebra, entre outros!

Para divertimento de todos, o Parque Monte Selvagem apresenta ainda outras opções de aventura: saltar num trampolim gigante destinado a toda a família, passear de burro ao fim da tarde, brincar nas casas das árvores, fazer um slide bem animado ou experimentar os novos escorregas tubulares, são algumas das sugestões.

O Monte Selvagem, sedeado em Montemor-o-Novo, freguesia do Lavre, é um dos mais característicos espaços nacionais de alojamento e protecção da vida animal. Representa investimentos superiores a um milhão de euros em infra-estruturas, tendo recebido mais de 450 mil visitantes, entre escolas e famílias, os principais públicos alvo do espaço.

Local: Monte do Azinhal – Lavre 7050 Montemor-o-Novo

www.monteselvagem.pt

Email: geral@monteselvagem.pt / Telef. 265 894 377

Horários:        10H – 19H de Abril a Outubro

10H – 17H de Fevereiro a Março

Encerra às segundas-feiras, excepto se for feriado

Encerrado de Novembro a Janeiro (excepto grupos por marcação) devido às condições climatéricas de forma a proteger algumas espécies

Comments: 0