Sines: Artlant inicia fase de testes

A fábrica da ARTLANT PTA em Sines, um dos principais projectos industriais construídos em Portugal num investimento superior a 500 milhões de euros, inicia agora a fase de comissionamento, que coincide com a celebração de um milhão de horas de trabalho sem acidentes com baixa.
Sines, 28 de Julho de 2011 – A ARTLANT PTA deu início a fase de comissionamento da sua unidade industrial em Sines, através da realização de testes a todos os equipamentos instalados. A análise à tecnologia de última geração que compõe a unidade irá decorrer durante os próximos três meses, sendo que o sucesso da mesma permitirá iniciar a produção durante o último trimestre de 2011.
O principal objectivo do comissionamento é assegurar que todos os equipamentos estão prontos a funcionar de forma perfeita, com os mais elevados níveis de segurança e de desempenho. A fábrica encontra-se subdividida em cerca de 200 sistemas que começaram agora a ser testados, sendo na sua maioria (cerca de 105) referentes ao processo industrial e os restantes de infra-estruturas (civil, edifícios, electricidade, etc).
O início da fase de comissionamento é celebrado com o alcançar de 1 milhão de horas trabalhadas sem acidentes com baixa, um resultado que traduz a adopção das melhores práticas em todas as actividades desenvolvidas na ARTLANT.
A nova fábrica da ARTLANT terá uma capacidade de produção de 700 mil toneladas de PTA (ácido tereftálico purificado), que é usado como matéria-prima na produção de polímeros de poliéster, designado correntemente por PET, sendo este largamente utilizado no fabrico de embalagens para o sector alimentar e no fabrico de fibras de poliéster para o sector têxtil. Do ponto de vista ambiental, o PET é um material 100% reciclável.
Tendo em conta os actuais preços no mercado internacional, em ano cruzeiro a facturação anual poderá superar os 600 milhões de euros. A fábrica de Sines estima uma exportação de 95% do volume de produção e prevê a criação de cerca de 400 postos de trabalho directos e indirectos.
A localização em Sines é estratégica e facilitará o escoamento do produto para todo o Mundo, de forma célere e económica. O mercado chave da ARTLANT é a Europa, pela sua proximidade, mas as regiões alvo incluem também África, CEI e Estados Bálticos e o Médio Oriente, a Índia e o Brasil.

