Alter do Chão: Conferência do 17º Circuito de BTT do Norte Alentejano

A conferência que marca o início do 17º Circuito de BTT do Norte Alentejano decorreu no dia 16 de agosto, no Castelo de Alter do Chão.
Duarte Claudino, Técnico Superior da área do Desporto na CIMAA, apresentou as três provas que vão constituir a 17ª edição daquela que á considerada a prova de cross country mais antiga do país. As provas decorrem dia 28 de agosto em Alter do Chão/Chança, 2 de outubro em Avis e 16 de outubro em Gavião/Belver. As inscrições para a primeira prova estão abertas apartir de dia 18 de agosto até dia 25 do mesmo mês.
As provas de BTT do Norte Alentejano fazem parte do Campeonato promovido pela Associação de Ciclismo de Santarém e a última, em Belver (Gavião), vai ser transmitida pela RTP.
Duarte Claudino salientou a importância das provas para a região e revelou que “são esperados 270 participantes em média por prova.” Destes, muitos são federados, entre eles “o BTT do Norte Alentejano conta todos os anos com a participação dos campeões nacionais da modalidade”, salientou Carlos Nogueiro, Secretário Executivo da CIMAA.
No entanto, Carlos Nogueiro sublinhou que um dos grandes objetivos deste circuito sempre foi incentivar a prática desportiva, com especial atenção para a inclusão dos não federados nas provas, promovendo assim a participação de todos. Até porque a modalidade sempre despertou grande interesse na população e clubes de ciclismo que veem na região “um território adequado à prática da modalidade”.
Para terminar, o Secretário Executivo da CIMAA frisou que “sem a colaboração dos municípios e outros colaboradores não era possível a realização de mais esta edição do circuito”.
Quanto aos prémios para os vencedores de cada escalão, Carlos Nogueiro referiu a preocupação da organização do circuito em oferecer prémios únicos, feitos por utentes de instituições de apoio à pessoa com deficiência.
A GNR do posto de Alter do Chão marcou, igualmente, presença na conferência, para se inteirar das características da primeira prova do circuito, de forma a assegurar a segurança dos atletas, especialmente na parte da prova que decorre em estrada.
As inscrições para a primeira prova do 17º circuito de BTT do Norte Alentejano já estão abertas em: http://www.cimaa.pt/client/skins/portuguese/formbtt.asp?pag=297
Terminam dia 25 às 17h.

