Ateliê de pintura de Alice Alves na vila medieval de Monsaraz
“Sementes do Universo”
Ateliê de pintura de Alice Alves na vila medieval de Monsaraz

“Sementes do Universo”, assim se intitula o ateliê de pintura que Alice Alves está a realizar na vila medieval de Monsaraz. A pintora está a trabalhar ao vivo até ao dia 8 de Janeiro do próximo ano na Casa Monsaraz, entre as 10h e as 13h e das 14h às 18h. Esta mostra organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz está integrada no Ciclo de Exposições Monsaraz Museu Aberto.
Alice Alves é uma pintora autodidacta que iniciou a sua actividade artística há mais de uma década. Desde 2005 participou em exposições individuais e colectivas em França, Alemanha, Espanha e Portugal. Actualmente, deseja desenvolver a sua arte como método de terapia para crianças com dificuldades e deficiências.
Alice Alves descreve-se “apaixonada pela pintura e curiosa sobre tudo o que está ao meu redor. A natureza que temos de proteger é a minha fonte contínua de inspiração e o meu objectivo é que as pessoas que vêem as minhas obras reflictam sobre a existência e a exigência da vida, da natureza, dos seres vivos, porque parece que tudo o que nos cerca é muito frágil”.
O pintor Manuel Casa Branca considera que “Alice Alves faz parte daquele filão de artistas que se deslumbram a observar o rosto. Procura a diferença, a emoção ou apenas a proporção e o subtil jogo da luz e das trevas que banham a pele do retrato”.
O artista diz ainda que Alice Alves “parece ter encontrado um ponto de compromisso, de fronteira, entre o próximo e o distante, entre o afecto e a análise. Aproxima-se com o afecto curioso do modelo exótico, do homem ou mulher de outras latitudes que não é a sua. Assim encontra espaço para a análise do modelo que lhe está distante. Mas a pintora não se resume à descrição… cava com os materiais um sulco entre o olhar e a matéria que constrói a figura. São da pintura, da cor, mas também de um momento da alma”, afirma Manuel Casa Branca.

