Rui Gomes é bi-campeão na arte do barismo

Rui Pereira Gomes venceu pelo segundo ano consecutivo o Campeonato de Baristas de Portugal. Este jovem barista de Leiria destacou-se pela criatividade, perícia, rapidez e perfeição na confecção das bebidas à base de café, renovando assim o título de Campeão Nacional. Galardão que dá acesso directo ao Campeonato Ibérico, que se realiza no início de Dezembro em Saragoza.
Durante a 3ª edição do Campeonato Barista Portugal’11, dez participantes defenderam a sua profissão e demonstraram porque é que o café é uma das bebidas preferidas dos portugueses. Em jogo estava a confecção de quatro expressos perfeitos, dois cappuccinos e ainda duas bebidas de autor, com e sem álcool, sempre com o café como base.
Rui Gomes, vencedor do Campeonato é chefe de sala no Hotel Eurosol Leiria, e à formação em Hotelaria acumulou o Curso Profissional de Barista, pela Escola Grão Maior da Delta Cafés. A somar ao título de campeão, o expresso de Rui Gomes foi ainda eleito como o melhor da competição.
O segundo lugar foi atribuído a David Coelho, um experiente barista de Sintra, que viu ainda a sua bebida criativa distinguida com o prémio de melhor bebida de autor. Ao estreante Pedro Borrego, o mais novo participante no campeonato, foi atribuído o terceiro lugar. O melhor cappuccino foi da autoria de Joaquim Guerra, único barista pasteleiro em Portugal.
Os três baristas vencedores vão agora representar as cores nacionais no Campeonato Ibérico, no início de Dezembro.

