Borba: Congresso abre portas à internacionalização da Pedra Natural portuguesa

Views: 925
Borba

O GLOBAL STONE CONGRESS 2012 (Borba, 16-20 Julho) traz a Portugal os actores do sector da Pedra Natural. Num momento em que a indústria portuguesa está focada na internacionalização, este Congresso, que já passou por Brasil, Itália e Espanha, é organizado pela Associação VALORPEDRA, em colaboração com diversas Empresas e Entidades.

O Cluster da Pedra, reconhecido em 2008, aponta a uma estratégia de internacionalização, sustentabilidade e competitividade, enquadrada na mobilização e cooperação de todos os actores do Cluster em Portugal. «Os tempos são de dificuldade a nível Mundial, e de emergência na reunião de especialistas, de países e contextos diferentes, que possam contribuir para a disseminação de conhecimento, que permita o progresso na Industria da Pedra Natural», refere, na nota de boas-vindas, Filipe Palma, presidente da VALORPEDRA e do Congresso a realizar em Borba.

Na organização do evento, Marta Peres, Da VALORPEDRA, Entidade Gestora do CLUSTER DA PEDRA NATURAL, destaca a aposta na busca de sinergias em termos de «tecnológicos e científicos», sem perder de vista os mercados internacionais. A qualidade da pedra nacional é já um dado adquirido em alguns mercados e uma referência para muitos especialistas internacionais. Marta Peres adianta que o trabalho dos próximos anos passará pela internacionalização da pedra portuguesa enquanto marca reconhecida (STONE PT), enquadrado por uma estratégia da comunicação e marketing.

O GLOBAL STONE CONGRESS 2012 está a ser preparado como evento itinerante, envolvendo concelhos históricos do Alentejo, uma região rica em recursos naturais, cultura, história, paisagem e gastronomia. «É nossa ambição que os temas, salvaguardando a dimensão científica que funda o congresso, tenham uma componente forte de interesse para as empresas com temas e oradores propostos também por estas e embora, sediado em Borba, envolva outros concelhos do Alentejo, e que passe ainda pelo reconhecimento de outras realidades geográficas e industriais do sector noutros pontos do Pais», refere Filipe Palma.

A organização do Congresso está a cargo da VALORPEDRA e integra ainda: ANIET- Associação Nacional da Industria Extractiva e Transformadora; ABI ROCHAS- Associação Brasileira da Industria das Rochas Ornamentais; ASSIMAGRA – Associação Portuguesa dos Industriais de Mármores, Granitos e Ramos Afins; CÂMARA MUNICIPAL DE BORBA; CETEM – Centro de Tecnologia Mineral do Brasil; CEVALOR – Centro Tecnológico para o Aproveitamento e Valorização das Rochas Ornamentais e Industriais; DGEG – Direcção Geral de Energia e Geologia; IST – Instituto Superior Técnico; UE – Universidade de Évora; e UNL – Universidade Nova de Lisboa.

Tendo em conta que a principal missão da VALORPEDRA é assegurar a dinamização e gestão das actividades do Cluster da Pedra Natural, o passo seguinte passa pela aproximação do sector responsável por 1,5 por cento das exportações portuguesas a um novo desafio competitivo – diferenciação de produtos e aposta em nichos de marcado.

A pedra ornamental em Portugal enfrenta uma forte concorrência a nível mundial, estando obrigada a enfrentar preços e processos produtivos mais baratos em países como a China e a Índia. É, pois, necessário aliar o design e a arquitectura à pedra natural, apresentando um produto final com valor acrescentado. O sector pode aspirar a um crescimento de 5 por cento até 2015.

StonePT – um produto, uma marca

A Pedra Natural é um recurso abundante em Portugal. A inexistência de um reconhecimento formal que ateste a sua reconhecida qualidade levou à criação da StonePT – Marca da Pedra Portuguesa. O objectivo é certificar o produto Pedra Natural, com vista à internacionalização de uma Marca Portuguesa reconhecida.

A organização surgiu no âmbito de um projecto, lançado através de uma parceira entre a Assimagra – Associação Portuguesa dos Industriais de Mármores, Granitos e Ramos Afins e o IST – Instituto Superior Técnico, tendo como principal desafio aproximar o produto de uma imagem contemporânea e de qualidade. A StonePT tem assim como principal missão promover e credibilizar as suas marcas, nacional e internacionalmente, bem como todas as empresas a elas associadas.

Para além da componente técnica de aumento de credibilidade através do controlo e da aplicação técnica, a marca de pedra portuguesa pretende aumentar a percepção de qualidade e credibilidade do sector da extracção e transformação de pedra natural português para além de divulgar a imagem da pedra portuguesa pelo mundo.

O Sector da Pedra Natural está dividido em dois sub-sectores: Rochas Ornamentais e Rochas Industriais. Do primeiro subsector fazem parte empresas de extracção de Mármores e outras Rochas Calcárias com menor grau de cristalização, Granito e outras Rochas Siliciosas, e Pedras Xistosas, empresas de transformação, que procedem ao trabalho da pedra e empresas que integram os dois processos, extracção e transformação, utilizando como inputs blocos das próprias pedreiras e/ou adquiridos no mercado. No segundo, o das Rochas Industriais, entram as empresas de extracção e transformação de Calcários e Granitos, uma vez que o output final exige sempre transformação.

Comments: 0