Turismo do Alentejo, ERT apresenta conclusões do relatório do Estudo do Perfil do Visitantes e Turista do Alentejo

Views: 410

A Turismo do Alentejo, ERT apresenta as conclusões do segundo relatório do Estudo do Perfil do Visitante e Turista do Alentejo – relativo aos dados recolhidos no Verão de 2011 – assim como os resultados finais dos dois inquéritos realizados ao longo ano, na próxima segunda-feira, 19 de Março, no Convento do Espinheiro, em Évora.

O relatório vai fornecer aos agentes e municípios informações mais concretas sobre as características de quem visita a região, o que procura, as motivações, os pontos positivos e negativos do destino, assim como as diferenças entre época baixa e época alta.

Refira-se que, nos períodos do Verão e do Inverno do ano passado, as equipas de inquiridores realizaram dois mil inquéritos, em 14 localidades da região.

“O que vamos apresentar é já um primeiro retrato muito completo do perfil do visitante do Alentejo, mas este trabalho só estará concluído no Verão, quando aplicarmos o último inquérito e confrontarmos os seus resultados com os dados que vamos agora publicar relativos a 2011. Sabíamos deste o inicio da actividade da entidade regional de turismo que era fundamental conhecer melhor os mercados e o modo como estes olham para nós. Por exemplo, ficaremos a saber com este Estudo qual a proveniência geográfica dos turistas espanhóis que nos visitam – trata-se de uma informação muito importante para dirigir de modo mais eficaz o trabalho de promoção externa naquele mercado”, explica António Ceia da Silva, Presidente da Turismo do Alentejo, ERT.

Recorde-se que a actividade de Estudo do Perfil do Visitante e Turista, insere-se no Observatório Regional de Turismo do Alentejo, projecto lançado pela Turismo do Alentejo em Setembro de 2010 como propósito de produzir e disponibilizar informação de carácter prospectivo, visando a sustentação das decisões operativas e das estratégias de negócio das empresas. O projecto é co-financiado pela União Europeia (FEDER – Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional) no âmbito do Programa Operacional Regional do Alentejo – INALENTEJO.

Comments: 0