CHEP eleita Melhor Empresa Para Trabalhar para Mulheres

Views: 500

Prémios do Great Place to Work Institute com categoria a pensar nas mulheres

Entrega do prémio - Maria do Céu Carvalho com António Almeida Henriques Sec. Est. Adjunto da Economia

O Great Place to Work Institute distinguiu a CHEP como a Melhor Empresa Para Trabalhar para Mulheres. O Secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, António Almeida Henriques, entregou o prémio a Maria do Céu Carvalho, Country General Manager da empresa. A CHEP encontra-se também em 5.º lugar no ranking geral do estudo Best Workplaces 2012 do Great Place to Work em Portugal.

Na CHEP as mulheres representam 64% da população total. 75% dos cargos de chefia são ocupados por mulheres e, desde há cerca de dois anos, a direção da empresa está também a cargo de uma mulher. Mas não é por esta razão que são a Melhor Empresa para Trabalhar para Mulheres.

O seguro de saúde, totalmente financiado pela empresa, dispõe cobertura de maternidade e parto, e abrange não só o agregado familiar, mas também todas as pessoas que vivem com o colaborador. Sempre que é necessário ficar em casa para tratar dos filhos, os colaboradores podem fazê-lo a partir de casa, pois a empresa disponibiliza-lhes ferramentas para tal: computador portátil e telemóvel.

Podem também levar os filhos para o escritório: caso não haja escola e a colaboradora não tiver onde deixar o filho (sem que haja qualquer inconveniente ou constrangimento). O dia de aniversário do colaborador, bem como no dia de aniversário dos filhos é visto como um dia especial e o trabalhador tem direito a tirar a tarde de folga. Estas, entre outras, foram algumas das mais-valias que fizeram com que a CHEP fosse premiada e ficasse bem classificada no ranking geral.

«Para a CHEP em Portugal é um orgulho e satisfação estarmos entre as cinco melhores empresas para trabalhar. Na CHEP acreditamos no trabalho em equipa, na diversidade e na equidade, e o facto de termos sido distinguidos e reconhecidos como a Melhor Empresa para Trabalhar para Mulheres leva-nos a acreditar que estamos no caminho certo.  O compromisso que temos com os nossos colaboradores, de reconhecer pelo mérito, dedicação e compromisso à empresa,  proporciona um ambiente em que todos sabem que têm as mesmas oportunidades, independentemente do género.» afirmou Maria do Céu Carvalho.

Ainda sobre a criação deste prémio especial, Sandrine Lage, fundadora da Sperantia, que representa o Great Place to Work Institute em Portugal, explica que «a razão de existência do prémio da Melhor Empresa Para Trabalhar Para as Mulheres, único no seio do Great Place to Work Institute Internacional, prende-se com o facto de ainda ser notória a tendência das mulheres receberem pouco mais da metade do salário dos homens, apesar de revelarem maior escolaridade, em inúmeros casos. Por exemplo, independentemente do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), na Islândia (país de maior IDH) ou em Serra Leoa (país de pior IDH do ranking de 179 nações), as mulheres têm salários mais baixos do que os homens.

Pelas convenções, a mulher ocupa o espaço privado e o homem o espaço público, de provedor da casa. Com o tempo a mulher tem vindo a ganhar espaço, contudo, sem reflexo no  mercado de trabalho, onde encontramos o denominado teto de vidro: quanto mais alto o posto ocupado nas empresas, menor é o número de mulheres. Adicionalmente, as mulheres dedicam em média 27 horas semanais a trabalho doméstico, enquanto os homens dedicam dez, independentemente de trabalharem fora ou não.»

Os Best Workplaces 2012 são o resultado de um estudo anual elaborado pelo Great Place to Work Institute, que elabora a lista das Melhores Empresas Para Trabalhar em Portugal desde 2000. A nível internacional, o instituto conta com 25 anos de experiência, presença em 46 países e tem como objetivo destacar as melhores práticas de gestão de pessoas e os melhores ambientes de trabalho existentes.

Résumé Sandrine Lage

Fundadora da Sperantia, que representa o Great Place to Work em Portugal, Sandrine Lage é Doutoranda na Universidade da Sorbonne – Paris IV – (França), em Ciências da Informação e da Comunicação e mestre em sustentabilidade pela Universidade de Cranfield (Reino Unido).

O que é o Great Place to Work® Institute

O Great Place to Work® Institute, Inc. é uma empresa de research, especializada em ambientes de trabalho, sedeada nos E.U.A.. Este instituto leva a cabo a pesquisa das melhores empresas para trabalhar em 46 países, o que torna este estudo de ambientes de trabalho, o maior a nível mundial. Mais de 5500 companhias participam neste estudo, anualmente, no mundo. Portugal foi o primeiro país da Europa a publicar o Ranking das melhores empresas para trabalhar em 2000 e há doze anos que este estudo é publicado no nosso país. Em Portugal, o Great Place to Work® Institute é representado pela Sperantia.

Comments: 0