30ª Volta ao Alentejo-“Alentejana”, para já, fala russo

Views: 549

Alexey Kunshin venceu isolado

Alexey Kunshin venceu isolado, esta sexta-feira, em Santiago do Cacém, a segunda etapa da 30ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola Costa Azul. Com o triunfo, o russo da equipa Lokosphinx além de ganhar um tradicional chapéu alentejano reservado aos vencedores de etapa passou a envergar a camisola amarela.

Na chegada e perante muito público no centro de Santiago , Kunshin ganhou dez segundos ao pelotão depois de um surpreende e forte ataque a dois quilómetros da meta que deixou o grupo sem reacção.

A vantagem na linha de meta somada à bonificação do triunfo resultou no assumir da liderança do jovem natural de S. Petersburgo que ficou com o anterior líder, o argentino Jorge Montenegro (Louletano/Dunas Douradas), a um segundo de diferença.

O português Samuel Caldeira (Carmim/Prio) é o mais regular em prova envergando a camisola verde sendo o terceiro da geral a dois segundos. Apontado à partida com um dos favoritos para conquistar a edição que comemora os 30 anos da “Alentejana”, o algarvio continua a dizer que o objectivo mantem-se inalterado.

Temos procurado as bonificações para estar na luta. A equipa tudo tem feito e hoje  consegui vencer a primeira meta volante e depois a equipa trabalhou muito para que eu conseguisse chegar bem ao fim. O russo arrancou muito bem, surpreendeu-nos a todos e hoje foi ele que teve sucesso e está de parabéns por ter conseguido vencer”, declarou Caldeira.

Cantares à partida

Depois de uma sessão de cantares alentejanos em Portel, a música foi outra e o pelotão deu início ao dia mais longo de competição. Até Santiago do Cacém percorreram-se 191,3 quilómetros e além de uma ou outra queda houve “guerra” pelas bonificações das metas volantes, porque todos os segundos são importantes para a classificação final. Merece também destaque a conquista da camisola azul pelo sul-africano Darren Lill (Team Bonitas) que foi melhor que José Mendes (LA/Antarte) na única contagem de montanha, um prémio de terceira categoria.

De Odemira a Ourique

Este sábado, a 30ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola Costa Azul começa por visitar Odemira onde a caravana se concentra pouco depois das 10 horas. A partida da zona ribeirinha de Odemira acontece às 11h20 em direcção a Ourique. Esta terceira etapa, com 168,6 quilómetros e sem prémios de montanha tem passagens por Cercal do Alentejo, Sonega, Porto Covo, Sines, Santiago do Cacém, Aljustrel e Castro Verde. Em Ourique, na Avenida 25 de Abril, estará montado o palco para acolher os heróis do asfalto, por volta das 15h30.

A 30 ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola Costa Azul é uma organização conjunta da Lagos Sports e Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) com o apoio da Caixa de Crédito Agrícola Costa Azul, CA Seguros, ERT do Alentejo Litoral, RTP, Rádio Renascença, Kia, Delta, Shimano, Copigés, Powerbar, Dietsport, Fonte Viva e Instituto Geográfico do Exército e dos Municípios de Castelo de Vide, Redondo, Portel, Santiago do Cacém, Odemira, Ourique, Mértola e Grândola.

Comments: 0