Borba: Cursos de canteiro e calceteiro

Views: 5054

Entrega de diplomas – 03 de Abril, 15h00, CEVALOR, Borba

Cevalor

Os Vinte e seis formandos que entre Junho de 2010 e Fevereiro de 2012 frequentaram os cursos de canteiro e calceteiro recebem, no dia 3 (15h00), os respectivos diplomas, em cerimónia a realizar nas instalações do CEVALOR, em Borba.

O Curso de Dupla Certificação de Canteiro/a, nível II, foi promovido pelo CEVALOR, tendo como objectivos cortar, talhar e decorar blocos e chapas de pedra de diversos tipos, destinados à ornamentação, revestimento e escultura, utilizando máquinas e ferramentas apropriadas. O Curso teve início em 28 de Junho de 2010 e foi concluído em 1 de Fevereiro de 2012 e certificou 12 formandos. Para além da formação base e da formação tecnológica, o curso incluiu 120 horas de prática em contexto de trabalho, durante as quais foram produzidas peças e trabalhos em mármore, em exposição até dia 3.

O CEVALOR – Centro Tecnológico para o Aproveitamento e Valorização das Rochas Ornamentais e Industriais, é uma Associação de Utilidade Pública que tem por objectivo o estudo e desenvolvimento de iniciativas que permitam concretizar a ligação entre as actividades de investigação, transferência tecnológica, demonstração e prestação de serviços, ensino, formação e divulgação, no âmbito das Rochas Ornamentais e Industriais.

O Curso de Dupla Certificação de Calceteiro/a, nível II, foi promovido pela ESTER, tendo como objectivo a realização de pavimentações utilizando pedra natural e/ou elementos pré-fabricados, simples ou com motivos. Com início em 29 de Junho de 2010, o curso terminou em 8 de Fevereiro de 2012, tendo certificado 14 formandos. Incluiu igualmente 120 horas de prática em contexto de trabalho. No decorrer desta formação, os formandos calcetaram a área envolvente do edifício do CEVALOR.

A associação ESTER – Escola Tecnológica das Pedras Naturais – foi constituída em 1997 para a promoção de Formação Tecnológica para o Sector das Rochas Ornamentais e Industriais, por forma a dotar o mercado de quadros médios especializados com competências técnicas e comportamentais que permitam uma adequada adaptação de estratégias às constantes solicitações do mercado, quer em termos de inovação tecnológica, quer em termos de modernização de estruturas organizativas.

Comments: 0