Ministro da Saúde em Reguengos de Monsaraz para conhecer projetos das extensões de saúde e inaugurar Unidade de Cuidados Continuados
O Ministro da Saúde, Paulo Macedo, vai estar amanhã, sexta-feira, dia 1 de junho, a partir das 13h, em Reguengos de Monsaraz, para conhecer os projetos de construção e requalificação de quatro extensões de saúde do concelho e inaugurar a Unidade de Cuidados Continuados Inácio Coelho Perdigão. José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, vai apresentar a Paulo Macedo, durante um almoço de trabalho, os projetos de construção das extensões de saúde de S. Marcos do Campo e de Santo António do Baldio, da requalificação e ampliação da Extensão de Saúde de Campinho e da requalificação da Extensão de Saúde de Monsaraz.
As obras nestas extensões de saúde vão avançar nos próximos meses. A requalificação e ampliação do posto médico de Campinho é uma obra da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz e da Junta de Freguesia de Campinho, em colaboração com a Associação Gente Nova de Campinho.
No que diz respeito às extensões de saúde de S. Marcos do Campo, Santo António do Baldio e Monsaraz, o Município de Reguengos de Monsaraz apresentou uma candidatura aos fundos comunitários através do Eixo 8 – Valorização do Espaço Regional – Regulamento Específico Saúde, do INALENTEJO, tendo sido aprovada no final do ano passado. A candidatura, no valor de 450 mil euros, será financiada a 80 por cento e engloba as obras de construção civil, os projetos técnicos, compra de equipamento administrativo, técnico e informático, mas também a aquisição do terreno para a unidade de saúde de S. Marcos do Campo.
A Unidade de Cuidados Continuados Inácio Coelho Perdigão, da responsabilidade da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva, já se encontra em funcionamento e disponibiliza 30 camas, num investimento de 2,2 milhões de euros no âmbito do Programa Modelar. Esta unidade de saúde presta cuidados de saúde e de apoio social de forma continuada e integrada a pessoas que se encontrem em situação de dependência. Estes cuidados centralizam-se na recuperação integral da pessoa, impulsionando a sua autonomia e funcionalidade relativamente à situação de dependência existente.

