Boleima de Maçã de Castelo de Vide degustada pelos dadores de sangue

Views: 968

Dador sangue

Nota de Imprensa:

A 21 de Julho pp. a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – esteve em Castelo de Vide para mais uma colheita.

Ao Centro de Saúde local dirigiram-se 48 pessoas, o que desde logo prova que a acção foi bem sucedida, pese embora, em realizações anteriores, terem-se registado ainda um pouco mais de presenças.

Também não podemos deixar de nos congratular com o facto das mulheres em Castelo de Vide terem estado em salutar maioria. É que 25 dos presentes eram do sexo feminino (52,1%)

Em termos de unidades de sangue recolhidas: certamente que foram em menor numero do que as presenças, dado que as pessoas são antecipadamente submetidas a testes de saúde. Como tal puderam estender o braço 43 voluntários.

Em termos de novos dadores compareceu uma mulher e também se verificou mais uma inscrição no Registo Português de Dadores de Medula Óssea.

Como nota de reportagem: de destacar que uma parte significativa dos dadores compareceu minutos antes das 13.00 horas, pelo que o almoço (servido num restaurante da vila e comparticipado pela Câmara Municipal de Castelo de Vide) sofreu algum atraso. Mas não fez mal pois, no local da colheita, esperava cada presente um miminho especial: nada mais, nada menos do que um quadradinho de boleima de maçã gentilmente confeccionada pela D. Maria do Céu.

Segundo António Eustáquio, da ADBSP, esta senhora e o seu marido Afonso há muito que colaboram nas brigadas realizadas em Castelo de Vide. E na família todos contribuem para a dádiva de sangue. Para além do gesto amigável de repetidamente preparar a boleima, segundo a inigualável receita de Castelo de Vide, a D. Maria do Céu também coopera com a Associação na distribuição dos programas das colheitas e incentiva as pessoas a marcar presença.

JR

Comments: 0