Em Estremoz debatem-se perspectivas sobre a Caça e a Conservação da Natureza no Alentejo

“Caça Maior no Alentejo: Perspectivas” é o tema do Seminário que terá lugar no Auditório do Parque de Feiras e Exposições, em Estremoz, amanhã, dia 22 de Setembro. Organizado pelo Clube Português de Monteiros – Associação de Nacional de Caça Maior (CPM), destinada aos amantes da Natureza e da Caça, em particular, e ao público em geral.
A Caça em geral, e a Caça Maior em particular, necessitam em Portugal de um novo impulso de crescimento baseado na participação, no envolvimento e na intervenção dos Caçadores, os quais têm que se assumir cada vez mais como os primeiros responsáveis pela Conservação da Natureza e da Biodiversidade.
O Alentejo é uma zona privilegiada em matéria de Natureza e de Biodiversidade, embora muito do seu potencial ambiental, venatório e cinegético esteja por concretizar. Há modelos de gestão a definir, enquadramentos económicos a elaborar, e um enorme trabalho a ser feito pelos próprios Caçadores, com vista ao pleno aproveitamento – em seu benefício e no do país – deste nosso importantíssimo recurso natural endógeno que é a Caça.
Nesta iniciativa debater-se-ão temas como a importância da Caça e da preservação do Meio Ambiente no desenvolvimento regional, a relação entre a Caça e os Parques Naturais, a Economia da Caça e a sua importância com produto de divulgação turística, e a importância futura dos caçadores enquanto agentes ambientais de primeira linha.
Haverá ainda espaço para a apresentação do caso emblemático da Herdade da Contenda e da respectiva Escola de Caça, Pesca e Biodiversidade, para além de um debate aberto à participação do público.
Uma prova de vinhos e a degustação de enchidos e queijos regionais marcarão o fecho de um evento onde a Caça e a Natureza vão estar em destaque.

