LIDE Turismo e Gastronomia procura a iniciativa que melhor promove o Destino Portugal

O Prémio Welcome to Portugal já conta com cinco finalistas, as iniciativas Feira Medieval em Terra de Santa Maria, a Rota Vicentina, o projecto de requalificação da ala Nascente do Terreiro do Paço, as iniciativas de enoturismo na Herdade do Esporão e a empresa municipal Parques de Sintra. Foram 35 as iniciativas, de vários géneros e de todo o país, que apresentaram a sua candidatura ao Prémio Welcome to Portugal, galardão que pretende distinguir as iniciativas nacionais que promovam o Destino Portugal e se constituam como um cartão-de-visita do país.
O vencedor do Prémio, que conta com a colaboração da Organização Mundial do Turismo e do Turismo de Portugal, será anunciado no dia 29 de Setembro, sendo-lhe entregue o galardão nesse dia, em Vilamoura, durante o Fórum Empresarial do Algarve, uma organização do LIDE Portugal.
Distinguir as iniciativas que envolvem as populações locais e que melhor promovem o Destino Portugal, cá dentro e lá fora, é o principal objectivo do Prémio Welcome to Portugal, promovido pelo subcomité LIDE Turismo e Gastronomia do LIDE Portugal. Trata-se de um galardão inédito em Portugal, e pretende premiar a iniciativa pública ou privada com relevância turística, que melhor envolva as populações locais e que tenha um elevado impacto na relação com os turistas, constituindo-se como um cartão-de-visita e uma referência que promova o Destino Portugal.
Manuel Fernando Espírito Santo, presidente do subcomité LIDE Turismo e Gastronomia e do júri do Prémio Welcome to Portugal, adianta que «o júri teve em conta, ao seleccionar os cinco finalistas, os diversos critérios previstos no regulamento, designadamente, entre outros, a inovação, a excelência, a capacidade de promover Portugal junto dos mercados externos e o envolvimento de vários agentes locais e das populações».
A Viagem Medieval em Terra de Santa Maria é o maior evento de recriação histórica da Península Ibérica, atraindo cerca de 500 mil visitantes todos os anos. Durante 11 dias, a cidade viaja até à Idade Média, conjugando história, património natural e arquitectónico, animação, lazer e gastronomia.
A Rota Vicentina é uma iniciativa da Associação Casas Brancas, que compreende sócios das várias áreas do turismo de Sagres a Grândola, passando pela Serra de Monchique. O seu objectivo é promover o turismo ecológico e rural em Portugal, especialmente no sudoeste alentejano e costa vicentina – pretendendo o desenvolvimento sustentado desta região –, através da promoção e desenvolvimento conjunto de uma rede de turismo de natureza, e organizando toda a oferta de forma elucidativa e atractiva para o público-alvo, nomeadamente internacional.
O Terreiro do Paço é um dos maiores símbolos de Lisboa, e um dos locais de eleição para os turistas que visitam a cidade. Para fazer renascer este espaço, têm sido levadas a cabo ou estão planeadas diversas iniciativas, como a recuperação da praça, com reordenamento do trânsito, por exemplo, a recuperação do Pátio da Galé e da Sala do Risco, e a recuperação da Ala Nascente. Também a dinamização do espaço com eventos de moda, festivais e exposições, além da instalação de espaços de lazer e gastronomia, fazem parte do projecto de requalificação do Terreiro do Paço.
A Parques de Sintra é a empresa de capitais públicos responsável pela salvaguarda e valorização do património natural de Sintra, tendo sido criada no seguimento da classificação da Paisagem Cultural de Sintra como Património Mundial pela UNESCO, em 1995, a primeira paisagem a ser classificada como tal na Europa. A Parques de Sintra inclui os Parques da Pena e de Monserrate, e edifícios como os Palácios da Pena e de Monserrate, o Castelo dos Mouros, o Convento dos Capuchos e o Chalet e Jardim da Condessa d’Edla.
A Herdade do Esporão, que em 2010 recebeu 25 mil visitantes, é responsável pela produção de vinhos tintos e brancos, azeite e vinagre. O enoturismo da Herdade do Esporão está integrado na Rota Mundial dos Vinhos e foi o primeiro a ser certificado em Portugal. A Herdade convida os visitantes a sair para o campo, a descobrir o território, a paisagem e a biodiversidade, com visitas à adega e lagares, passeios de jipe pela vinha, olival e barragem, visitas ao centro histórico, degustação de pratos, etc..
Ao Prémio Welcome to Portugal candidataram-se ao todo 35 iniciativas: o projecto Welcome Center Viseu; o Welcome Center Castelo Branco; a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria; a iniciativa Vamos Receber à Moda do Porto; diversos eventos turísticos da Madeira (Festas de Carnaval, Festa da Flor, Festival do Atlântico, Festa do Vinho da Madeira, Festival de Colombo, Madeira Nature Festival, Festas de Fim de Ano da Madeira) e o Distintivo Ambiental – Estabelecimento Amigo do Ambiente também da Madeira; o projecto Travel Health Experience; iniciativas do Tivoli Hotels & Resorts; o projecto de reconversão do Terreiro do Paço; actividades de turismo rural da Quinta do Sobral; iniciativas dos hotéis Porto Bay; o festival Peixe em Lisboa; a Rota dos Avieiros; a Festa da Nossa Senhora do Fetal; a BioRia – Rede de percursos pedestres e cicláveis do concelho de Estarreja; o Mercado Medieval de Óbidos; o Festival Internacional de Chocolate; o Lugar dos Afectos; a Feira Nacional do Cavalo; o Enterro do Bacalhau do Soutocico; o projecto Different Portugal; iniciativas do Convento do Espinheiro; o Festival Gastronómico e Cultural O Chícharo da Serra; a Rota Vicentina; o Carnaval de Torres Vedras; as 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada; o restaurante típico Adega do Fidalgo; a empresa municipal A Parques de Sintra; e actividades de enoturismo na Herdade do Esporão.
O júri do Prémio Welcome to Portugal é constituído pelo presidente do Turismo de Portugal, pelo director da Organização Mundial do Turismo, pelo presidente da Associação de Hotelaria de Portugal (AHP), pelo presidente da Associação de Hotéis Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), pelo presidente da Associação Portuguesa de Agências de Viagem e Turismo (APAVT), pelo presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), pelo presidente da Bolsa de Turismo de Lisboa, pelo vice-presidente da TAP, pelo presidente do subcomité LIDE Turismo e Gastronomia, pelo director-geral da Midlandcom, e por representantes dos media partners, RTP e Publituris.
Mais informações sobre o Prémio Welcome to Portugal podem ser consultadas no website http://www.lideportugal.com/welcometoportugal/.

