Primeira autarquia do distrito a ter a solução VOIP GlobalPhone instalada e a funcionar
Município de Reguengos de Monsaraz implementou comunicação VOIP e prevê reduzir para metade os custos de comunicações
O Município de Reguengos de Monsaraz já implementou a comunicação VOIP (Voice over Internet Protocol) e foi o primeiro do distrito de Évora a ter a solução VOIP GlobalPhone instalada e a funcionar para redes de voz exteriores. A tecnologia VOIP permite ao utilizador estabelecer chamadas telefónicas através de uma rede de dados como a Internet, convertendo um sinal de voz analógico num conjunto de sinais digitais, sob a forma de pacotes com endereçamento IP, que podem ser enviados, designadamente, através de uma ligação a uma rede local.
Com este projeto de comunicações unificadas da CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central é possível reduzir para metade os custos de comunicações. Para além do Município de Reguengos de Monsaraz, participam neste projeto mais 11 autarquias do distrito de Évora, a ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, a Universidade de Évora e a CCDRA – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, instituições que vão poder fazer chamadas telefónicas entre si sem custos, como se utilizassem extensões internas.
Com estas alterações, algumas linhas telefónicas que estavam instaladas em edifícios da autarquia foram canceladas. Assim, haverá uma redução de custos com a supressão de linhas e com a assinatura das comunicações fixas.
O Município de Reguengos de Monsaraz começou a adotar esta tecnologia há cerca de dois anos e procedeu à execução das ampliações e adaptações necessárias na sua rede estruturada de dados. Para além das cablagens foi também necessária a adaptação de mais de uma centena de equipamentos ativos de rede em alguns edifícios onde funcionam serviços da autarquia.
Procedeu-se então à instalação de telefones IP que utilizam cabos UTP, semelhantes aos utilizados na rede de computadores, estabelecendo-se assim uma rede de voz entre todos os edifícios do município. Esta rede de voz, beneficiando do anel de fibra ótica que liga as sedes de concelho do distrito de Évora, permite que se estabeleça uma rede distrital entre os telefones IP instalados nas autarquias.

