Presépio de Rua, Cante ao Menino, Concerto de Reis e exposições animam a vila medieval de Monsaraz durante a quadra natalícia

Views: 1040
Grupo_Coral_Monsaraz

A vila medieval de Monsaraz vai ter animação durante toda a quadra natalícia. Amanhã, sábado, dia 1 de dezembro, às 17h, será inaugurado o Presépio de Rua com figuras em tamanho real e uma hora depois haverá Cante ao Menino com o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, que vai interpretar temas do cancioneiro religioso popular do Alentejo.

Os cantes ao menino nasceram nos conventos alentejanos e a tradição mantém-se em Monsaraz. No dia 15 de dezembro, às 21h, na Igreja de Nossa Senhora da Lagoa, o Cante ao Menino estará a cargo do Coro Polifónico da Sociedade Filarmónica Corvalense e do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, com poesia de Manuel Sérgio acompanhado à viola por José Farinha.

O Grupo Coral Feminino “As Margaridas” de Peroguarda e o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz fecham os cantes ao menino no dia 29 de dezembro, às 18h, junto ao Presépio de Rua de Monsaraz. No mesmo local, no dia 5 de janeiro de 2013, às 18h, realiza-se o Concerto de Reis com a atuação do Grupo Coral Misto da Associação de Cante “Os Cardadores”, de Castro Verde, e do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz.

De referir que na Casa Monsaraz pode ser apreciada a exposição “Y entró el arte en mi vida”, de W. Rodriguez, a partir do dia 15 de dezembro vai estar patente na Igreja de Santiago a mostra de escultura e desenho “2,5D”, de António Redondo, e no dia 21 do mesmo mês será inaugurada na Torre de Menagem do Castelo a exposição de fotografias “Dark Sky Alqueva – Imagens à luz das estrelas. Um céu sem fronteiras”, dos fotógrafos Miguel Claro e Babak Tafreshi. No dia 29 de dezembro, às 17h, na Igreja da Misericórdia, será apresentado o livro “Do Japão para o Alentejo”, de Tiago Passão Salgueiro.

Presépio de Rua com novas figuras

Quem visitar Monsaraz durante a quadra natalícia poderá também apreciar o Presépio de Rua com 46 figuras em tamanho real, que vai estar distribuído pelas ruas da vila até ao Largo do Castelo, local onde haverá uma choupana com a manjedoura e o conjunto principal, a Virgem, São José e o Menino. A autora do Presépio, a escultora Teresa Martins, criou mais três figuras este ano, nomeadamente um cavalo puro-sangue árabe com um guarda montado que estará à entrada de Monsaraz, uma figura feminina que ficará junto a uma talha e que será enquadrada numa área onde será feita uma alusão à vitivinicultura e à olaria, e uma rapariga com um cesto no braço que integrará o elenco.

Pelo décimo terceiro ano consecutivo, os milhares de turistas que se deslocam a Monsaraz nesta época do ano podem fazer um percurso pelas ruas históricas “acompanhados” pelas figuras que representam a Natividade, como os Reis Magos, os guardas do castelo, o pastor, a lavadeira, a fiadeira e o almocreve. Em cada ano, as figuras são colocadas noutros locais da vila medieval, atribuindo-lhes um sentido diferente.