Borba: Alunos cantaram as Janeiras
Na passada terça-feira, dia 08 de janeiro, cumpriu-se a tradição e os alunos do 1º Ciclo e Pré-escolar das escolas de Borba cantaram as Janeiras ao executivo da Câmara Municipal de Borba, em frente ao edifício dos Paços do Concelho, onde foram recebidos pelo Vice-Presidente, Humberto Ratado.
Cerca de 250 crianças, acompanhadas pelos docentes e auxiliares de educação, cumpriram a tradição que se assinala em Dia de Reis. Enfeitados com coroas de Reis e Rainhas, as crianças entoaram cantigas preparadas para assinalar esta data. Esta tradição tem vindo a realizar-se ano após ano, servindo para ensinar aos mais pequenos esta tradição do concelho e da região.
“Cantar as Janeiras” e “Cantar os Reis” são tradições antigas em Portugal e têm origem na ocupação romana. Na mitologia romana, JANO era o porteiro celestial, sendo representado com duas cabeças, simbolizando o passado e o futuro. Era o responsável por encerrar o ano velho e abrir as portas para o ano que se iniciava. Invocava-se no início de um novo período, na esperança de serem afastados os maus espíritos. Em sua honra se cantavam então as “janeiras”, cânticos a JANO.
O cristianismo assimilou e transformou esta tradição pagã na anunciação do nascimento do Menino, passando a desejar um feliz ano novo e alargando-a até ao Dia de Reis. Segundo a tradição cristã, o dia de Reis terá sido o dia em que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita de alguns magos do Oriente que, segundo o hagiológio, foram três Reis Magos, sendo o dia em que se encerram os festejos natalícios e se desfazem os presépios.


