Casa do Benfica em Elvas com mais uma iniciativa popular “A matança do Porco”
A Casa do Benfica em Elvas, organizou este sábado 23 de Fevereiro, um evento com raízes populares e em vias de extinção, “A matança do Porco”. A organização recriou o momento como era antigamente uma das tradições mais populares da região de Elvas, muito enraizada nos meios rurais.
Manuel Claudino, Presidente da Casa do Benfica, em conversa com os meios de comunicação presentes adiantou quais os objetivos da iniciativa: “ Esta ideia da Matança do Porco, vem no seguimento das atividades agendadas pela Casa do Benfica em Elvas. Desta vez quisemos mostrar aos mais novos ou aqueles que nunca viram, como era feita noutros tempos a tradicional matança do porco”.
A festa começou logo pela manhã com o mata-bicho, as cacholeiras e linguiças assadas. Ao almoço o cozinheiro preparou as famosas sopas de cachola e durante a tarde as febras assadas bem regadas com vinho alentejano, num ambiente de convívio e amizade.
O Presidente da Casa do Benfica em Elvas relembrou também que amanhã domingo vai haver mais um evento, um passeio a pé pelo centro histórico da cidade de Elvas. “É uma forma de todos os que participarem na iniciativa poderem conhecer algumas ruas de Elvas que alguns nem sabiam que existiam. Desta forma juntamos o exercício físico ao conhecimento”.


