Nova Licenciatura em Tecnologias de Produção de Biocombustíveis no Instituto Politécnico de Portalegre

Views: 504

biocombustiveisA Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) aprovou recentemente o curso de 1.º ciclo – Licenciatura – em “Tecnologias de Produção de Biocombustíveis” que vai ser ministrado pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP).

Esta Licenciatura, única e totalmente inovadora no panorama nacional, irá funcionar já no próximo ano lectivo 2013/2014 (com o arranque das aulas previsto para 23 de Setembro) e constitui uma das principais novidades na oferta formativa do IPP.

O curso visa formar quadros superiores com competências que vão das áreas de tecnologias de produção agrícola e de gestão de resíduos agrários e industriais, até às de tecnologias industriais de produção de biocombustíveis e outros produtos químicos numa lógica de biorrefinação, dando resposta ao enorme potencial de crescimento desta área das energias renováveis nos próximos anos em Portugal e na Europa.

Depois da licenciatura em “Engenharia das Energias Renováveis e Ambiente”, um dos primeiros no país, e do mestrado em “Tecnologias de Valorização Ambiental e de Produção de Energia”, o curso de “Tecnologias de Produção de Biocombustíveis” complementará a estratégia do Alto Alentejo na temática da bioenergia, visando dar apoio quer a uma formação eminentemente prática, quer à investigação científica e tecnológica em torno desta matéria.

Nesta estratégia, além da Central-piloto de gaseificação térmica de biomassas já implantada na zona industrial de Portalegre (com capacidade de processamento de 100 kg/h), destaca-se a instalação do Centro de Bioenergia no campus da ESTG em Portalegre (o qual incluirá uma incubadora de empresas de base tecnológica e um Laboratório especializado na investigação científica na área das bioenergias).

A realçar também a dinâmica da Bioenergia Portugal (www.bioenergiaportugal.com) cuja primeira iniciativa decorreu em Portalegre no passado mês de Maio e integrou, além de uma Mostra Tecnológica, um Congresso Internacional e diversos eventos e actividades paralelas que posicionaram o Alto Alentejo no panorama nacional e internacional na área das bioenergias.

Relativamente ao curso, será ministrado por um corpo docente constituído na totalidade por doutorados ou mestres com grau de especialistas, com experiência de lecionação e investigação na área das bioenergias, das energias renováveis e do ambiente. A destacar uma forte componente prática que incluirá um elevado número de horas de laboratório, de trabalhos de campo e também de diversos estágios curriculares no intuito de promover a integração dos alunos em contexto de trabalho.

Entre as empresas e instituições que se mostraram disponíveis para aceitar estagiários deste curso destacam-se a GALP, a AREANATejo e a APREN.

A ESTG-IPP está disponível para potenciar parcerias que possam contribuir para a dinamização e sucesso desta nova licenciatura. A AREANATejo está disponível para facilitar sinergias que permitam desenvolver esta nova área das energias renováveis.