INCM Apresenta moeda dedicada às Fortificações de Elvas

Views: 795

moeda_fortificacoesA Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), apresentou oficialmente a moeda de coleção dedicada às “Fortificações de Elvas”, prestando homenagem a um património histórico de grande relevância do país.

Esta é a 15.ª de uma série de moedas dedicadas aos locais e monumentos nacionais classificados pela UNESCO como património mundial que pretende contribuir para o reforço do sentimento de pertença dos portugueses e para a afirmação da sua identidade.

Da autoria de Nuno Caetano, além de constituir uma verdadeira peça de arte, a moeda “Fortificações de Elvas” representa um excelente veículo de divulgação do nosso património uma vez que irá circular em Portugal e por todo o mundo, junto do público em geral, dos colecionadores e nos habituais circuitos de comercialização.

O Centro Histórico de Évora, o Convento de Cristo, o Centro Histórico do Porto, a Torre de Belém, o Mosteiro da Batalha, a paisagem cultural da vinha da ilha do Pico, a Floresta Laurissilva da Madeira ou o Sítio Arqueológico do Vale do Coa, são alguns dos locais que integram esta coleção iniciada em 2004.

A moeda “Fortificações de Elvas” apresenta, no anverso, o monumento do Forte da Graça ladeado pelos muros das fortificações, o escudo nacional, a legenda “República Portuguesa” e o valor facial, sendo que no reverso, é representado um mapa evidenciando o conjunto das fortificações, acompanhado pela designação UNESCO e pelo logótipo do “Património Mundial”.

Com o valor facial de 2,50 euro, diâmetro de 28 mm e bordo serrilhado, é cunhada em dois tipos de metal e de acabamento: em prata 92,5 %, com acabamento proof, 12 g de peso, embalada em estojo com certificado de garantia e com um limite máximo de emissão de 2.500 exemplares, ou em acabamento normal, sendo cunhada em liga de cuproníquel, com 10 g de peso e uma emissão de 100.000 exemplares.

A moeda pode ser adquirida pelo preço de venda de 49,81 euros, nas lojas da INCM de Lisboa, Porto e Coimbra, em entidades bancárias, bem como na loja online em www.incm.pt.

A próxima moeda que dá continuidade a esta coleção é dedicada à Universidade de Coimbra e será disponibilizada durante este ano.

As Fortificações de Elvas

As Fortificações de Elvas foram classificadas como Património Mundial, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em junho de 2012.

O conjunto de fortificações de Elvas, cuja fundação remonta ao reinado de D. Sancho II, é o maior do mundo na tipologia de fortificações abaluartadas terrestres, possuindo um perímetro de oito a dez quilómetros e uma área de 300 hectares. Do conjunto classificado fazem parte todas fortificações da cidade, os dois fortes, o de Santa Luzia, do século XVII, e o da Graça, do século XVIII, três fortins do século XIX, as três muralhas medievais e a muralha do século XVII, e o Aqueduto da Amoreira.

 IMPRENSA NACIONAL CASA DA MOEDA

A Imprensa Nacional – Casa da Moeda (INCM) é uma sociedade anónima, de capitais públicos, que tem a seu cargo a produção de bens e serviços fundamentais ao funcionamento do Estado português, como a cunhagem de moeda metálica, a edição de publicações oficiais e a produção de documentos de segurança, como o cartão de cidadão e o passaporte.

Pela forma como vem incorporando as novas tecnologias na sua vasta gama de atividades, a INCM é uma empresa voltada para o futuro e apostada em vencer desafios.

 

Comments: 0