PSP alarga Dia do Idoso a todo o mês de outubro

Views: 721
Encontro_de_Idosos2011
Foto arquivo

PSP alarga Dia do Idoso a todo o mês de outubro para reduzir o isolamento social e aumentar a segurança

A população com mais de 65 anos vai ser o centro da atenção do policiamento de proximidade da Polícia de Segurança Pública durante todo o mês de outubro, numa iniciativa que procura combater a solidão e, em simultâneo, alertar o público alvo para os cuidados a ter no dia a dia em prol de uma maior segurança.

A solidão é um fenómeno cada vez mais frequente na sociedade atual e potencia uma maior vulnerabilidade da população idosa, permitindo a aproximação de pessoas com intenções menos positivas e facilitando a ocorrência de determinados tipos de crime.

Desde janeiro a agosto do corrente ano a PSP sinalizou 1113 idosos, 994 dos quais foram encaminhados para entidades com poder de resposta, no intuito de combater o isolamento e promover que a população tenha acesso aos cuidados básicos de higiene, saúde e alimentação. Já em 2014 a PSP havia sinalizado cerca de 1800 idosos em todo o país, a maioria dos quais em Lisboa (751) e encaminhado 1552.

Entre o leque de crimes praticados contra idosos, quer em 2014, quer em 2015, destacam-se o furto por carteirista, o dano e o furto em residência com arrombamento, escalamento ou chaves falsas. Entre os mais praticados contam-se também o furto em veículo motorizado, a ofensa à integridade física voluntária simples e as burlas em geral.

Ciente desta realidade, e tendo presente que em 2014 havia 139 idosos para cada cem jovens, a PSP decidiu alargar o Dia do Idoso a todo o mês de outubro e, nesse sentido, vai realizar a nível nacional variadas atividades socioeducativas e inter geracionais e ações de sensibilização sobre diferentes temas, em colaboração com diversas instituições públicas e privadas.

A sensibilização incidirá sobretudo na prevenção de burlas, assaltos, acidentes domésticos e conselhos gerais de segurança, sem esquecer a autoproteção, os direitos individuais e as regras para se conseguir uma boa vizinhança.

À semelhança dos anos anteriores, a PSP continuará a apostar num policiamento que privilegia a prevenção e o contacto com a comunidade, através de polícias com maior sensibilidade para esta área, no âmbito do Policiamento de Proximidade.

Para o próximo mês estão já delineadas várias iniciativas em que a PSP vai marcar presença. É o caso do projeto Tricota esta Ideia – Uma Manta pelos direitos dos idosos, promovido pelo Centro Comunitário N.ª Sr.ª das Dores que consiste na criação de uma manta de bordados com a contribuição de diferentes instituições a nível nacional. A PSP, através da Esquadra de Caxias, participou com um bordado do símbolo da instituição, contribuindo assim para a criação de uma manta de 650 kg que vai ser exposta no Jardim de Oeiras, no próximo dia 1 de outubro entre as 10H00 e as 16H00.

No Dia Internacional do Idoso a PSP vai ainda marcar presença no evento inSénior em Leiria, que resulta do esforço de várias instituições e vai consistir num encontro de cerca de 500 idosos, incluindo os integrantes do 2.º Convívio Sénior da instituição. Está prevista a atuação da Banda Sinfónica da PSP e uma ação de sensibilização em forma de teatro direcionada para este público específico.