Câmara Municipal de Évora celebra acordo para inventariação do Património Cultural Imaterial no Concelho

Views: 767

evora-foto-cmeCâmara Municipal de Évora celebra acordo para inventariação do Património Cultural Imaterial no Concelho

Através do seu Centro de Recursos da Tradição Oral e do Património Imaterial, e do trabalho por este já desenvolvido até ao momento, a Câmara Municipal de Évora vai promover e apoiar trabalhos para a inventariação do património cultural imaterial do concelho. Nesse sentido, estabeleceu contactos e encetou relações com a Memória Imaterial – Cooperativa Cultural e o resultado é a celebração de um acordo de cooperação entre as duas entidades, o qual será assinado no próximo dia 29, no edifício dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Évora, pelas 14h00.

O presidente da autarquia eborense, Carlos Pinto de Sá, e o investigador José Barbieri, pela Memória Imaterial – Cooperativa Cultural, são os signatários deste acordo.

A Câmara Municipal de Évora e a Memória Imaterial – Cooperativa Cultural partilham um interesse comum de recolher, preservar e divulgar elementos e práticas do património cultural imaterial, em especial da tradição oral.

O acordo que vai surgir entre as duas entidades visa a conjugação de meios, medidas e esforços para promover, no território do concelho de Évora, a investigação antropológica, etnográfica e museológica do património em questão. Pretende-se criar uma rede de parcerias institucionais que promova e facilite os trabalhos de levantamento e os estudos necessários ao registo e divulgação das manifestações da tradição oral que importa salvaguardar e valorizar.

Uma das mais significativas tradições da cultura popular do concelho de Évora, as Brincas de Carnaval, constituem o primeiro objecto de estudo e de inventariação a que se vão dedicar as partes envolvidas no acima referido acordo de cooperação, o Centro de Recursos da Tradição Oral e do Património Imaterial e a Memória Imaterial – Cooperativa Cultural.

Este ano os grupos de Brincas que vão animar o Carnaval de Évora são o da Casa do Povo dos Canaviais e o do Rancho Folclórico Alto Alentejo/Bairro de Almeirim. Mas outras formações congéneres ainda estão vivas no concelho de Évora, porém, correndo alguns riscos de descontinuidade, daí, também, a Câmara Municipal de Évora iniciar com a mesma o inventário do património cultural imaterial do concelho, pois é sua intenção inserir esta manifestação cultural popular no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

A Memória Imaterial – Cooperativa Cultural é um organismo que tem a sua génese no projecto MemóriaMedia, por sua vez criado no seio do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição: Património, Artes e Cultura (IELT), da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Nova de Lisboa.

No acordo de cooperação que vai estabelecer com a Câmara Municipal de Évora, aquela cooperativa irá, entre outras acções, prestar auxílio técnico na recolha e registo de manifestações culturais imateriais nas áreas do saber fazer, lugares, celebrações, contos e cantos, histórias de vida, expressões orais e práticas performativas.

 

CME