Presidente da República inaugura igreja de S. Francisco em Evora

Views: 657

cavaco-silvaRealiza-se hoje, dia 11 de Fevereiro, pelas 16h00, a inauguração oficial da igreja de S. Francisco, em Évora, com a presença do Presidente da República. As obras de recuperação da igreja de S. Francisco envolveram um investimento de mais de três milhões de euros e foram levadas a cabo pela Stap e pela Monumenta, as duas empresas que constituem o Grupo Stap.

 “A intervenção da igreja de S. Francisco abrangeu duas vertentes distintas: uma de natureza construtiva e estrutural, outra de conservação e restauro”, explica José Paulo Costa, presidente da Stap.

Nas vertentes construtiva e estrutural, foram efetuados um reforço da estrutura da igreja e a substituição integral das coberturas e dos sistemas de drenagem. A intervenção estrutural teve como objetivo corrigir deficiências do comportamento esperado em caso de sismo, detetadas através de estudos realizados pelo Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico. A intervenção nas coberturas e nos sistemas de drenagem visou melhorar a respetiva impermeabilidade e isolamento térmico, eliminando os focos de problemas do edifício.

“Os visitantes do espaço passam a contar com uma cobertura sobre o percurso do claustro, com o duplo objetivo de repor o valor arquitetónico e de criar um espaço de receção e de espera aos grupos de visitantes”, diz José Paulo Costa, acrescentando que “agora é também possível admirar a tribuna real com vista para a capela-mor, integralmente requalificada, bem como o claustro e áreas envolventes”.

Ainda de acordo com o responsável, estas intervenções, mais percetíveis ao público, incluíram a reparação e/ou conservação de rebocos exteriores, tetos e paredes interiores, cantarias, vitrais e pintura mural da Igreja.

A recentemente descoberta ala antiga das celas dos monges do convento foi também alvo de requalificação, que incluiu a substituição da cobertura até então existente, para pôr em evidência o espólio do conjunto arquitetónico, bem como a emblemática Capela dos Ossos.

A profundidade da intervenção incluiu também a correção dos sistemas de iluminação e das redes elétricas e de telecomunicações, bem como um novo sistema de climatização dos novos espaços museológicos.

A intervenção, levada a cabo pelas empresas do Grupo Stap (Stap e Monumenta), resulta da iniciativa da Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de S. Francisco, liderada pelo Cónego Manuel Ferreira.