Fim-de-semana com muito cinema em Marvão
Fim-de-semana com muito cinema em Marvão
A apresentação de uma seleção de curtas, do Festival Ibérico de Cinema de Badajoz, no Moinho da Cova (Portagem), com início agendado para as 11h, dá início ao intenso programa de atividades do fim-de-semana.
No âmbito de uma parceria estabelecida com aquele Festival espanhol, são projetadas, quatro de obras que passaram pelas últimas edições do certame: “O Abraço”, de Iñaki Sánchez Arrieta; “Fortunato – D’Aqui Até São Torcato”, de João Rodrigues; “Fuligem”de David Doutel e Vasco Sá; e “Miami”, de Simão Cayatte.
O dia de sábado (20 de agosto) é consagrado à Amnistia Internacional e, nesse âmbito, ainda na localidade da Portagem, estão programados um “workshop” para o público jovem e ações de divulgação/sensibilização, sobre direitos humanos, por elementos da Amnistia Internacional de Portugal.
O premiado documentário “Good Night Sarajevo”, de Edu Marín e Olivier Algora, e a curta “Balada de um Batráquio” (Urso de Ouro para melhor curta metragem no Festival de Berlim), de Leonor Teles, são apresentadas numa sessão única, a realizar durante a tarde de sábado, no Centro Cultural de Marvão. No final da sessão, tem lugar uma conversa e debate com os realizadores presentes, sobre as temáticas abordadas nos seus filmes.
“A Jaula de Ouro”, de Diego Quemada-Díez, vencedor em Cannes do Prémio “Un Certain Regard”, pode ser vista em sessão noturna, no Largo da Árvore, em Marvão.
Ainda na noite de sábado, mas em Valencia de Alcántara, no castelo da vizinha localidade espanhola, merece especial destaque a apresentação de “Boxing for Freedom”, história surpreendente de duas irmãs lutadoras profissionais de boxe, no Afeganistão. A exibição obra de Silvia Venegas y J.A. Moreno, aplaudida em múltiplos festivais internacionais, contará com a presença dos realizadores.
Na manhã de domingo, último dia do Festival, a longa-metragem de animação “O menino e o mundo” – filme onde se abordam alguns dos problemas do mundo moderno, vistos através dos olhos de uma criança, é projetado na Casa da Cultura de Valencia de Alcántara.
No período da tarde, no Centro Cultural de Marvão, pode ser visto El País del Miedo, uma obra de Paco Espada onde se indaga “sobre a origem dos nossos temores e as estratégias de dominação que se estabelecem a partir deles”. O filme estreia em Portugal, com a presença do realizador.
O encerramento do Festival tem lugar, como vem acontecendo nas últimas edições, na localidade da Portagem, junto à ponte medieval sobre o Rio Sever. Neste cenário, onde natureza e história se interligam, é exibida a obra “Botão de Nácar”, de Patricio Guzmán, distinguida no Festival de Berlim, com o Urso de Prata (Melhor Argumento).
A quarta edição do Festival Internacional de Cinema termina com a atuação de “Rúben Diez Trio”.
CMM
